Conmebol sorteia fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana

No início da tarde desta segunda-feira (20), a Conmebol realizou, em seu centro de convenções, na cidade de Luque, no Paraguai, o sorteio da fase preliminar da próxima edição da Libertadores, que tem início previsto para o dia 9 de fevereiro. 

Postado em: 20-12-2021 às 19h47
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Conmebol sorteia fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana
Além dos sorteios, a Conmebol aumentou a premiação aos campeões de suas competições | Foto: Conmebol

No início da tarde desta segunda-feira (20), a Conmebol realizou, em seu centro de convenções, na cidade de Luque, no Paraguai, o sorteio da fase preliminar da próxima edição da Libertadores, que tem início previsto para o dia 9 de fevereiro. 

Representantes brasileiros, América-MG e Fluminense entrarão direto na Fase 2. O Coelho terá pela frente o Guaraní, do Paraguai. Já o Tricolor enfrentará Deportivo Cali ou Millonarios, ambos da Colômbia. 

O adversário da equipe carioca será conhecido apenas na quarta-feira (22), dia em que o próprio Deportivo Cali enfrenta o Tolima no jogo de volta da final do Campeonato Colombiano. Se o Tolima for campeão, o Fluminense enfrentará o Deportivo Cali. Se o título ficar com o Deportivo Cali, o primeiro adversário tricolor na Libertadores será o Millonarios.

Continua após a publicidade

O chaveamento da Fase 3 também está definido. Caso avance, o Tricolor pega Atlético Nacional, da Colômbia, ou quem passar do confronto entre Universidad César Vallejo, do Peru, e Olimpia, do Paraguai. Já o América, caso elimine o Guaraní, enfrentará quem passar de Universitario, do Peru, e o vencedor de Montevideo City Torque, do Uruguai, e Barcelona, do Equador, que se enfrentam pela Fase 1.

Os vencedores da Fase 3 seguem adiante na Libertadores e, no dia 23 de março, conhecerão seus respectivos adversários na fase de grupos do torneio continental, marcada para ter início no dia 6 de abril. Quem for eliminado na mesma fase, vai para a Sul-Americana. 

Sul-Americana

Sem brasileiros e argentinos, a fase preliminar da Sul-Americana também foi sorteada. 32 equipes dos oito países restantes da confederação vão se enfrentar em busca das vagas à fase de grupos da competição, onde estarão os seis representantes brasileiros: Santos, São Paulo, Internacional, Atlético Goianiense, Ceará e Cuiabá. 

Assim como em relação à Libertadores, o sorteio da fase de grupos da Sul-Americana acontecerá apenas no dia 23 de março, quando todos os clubes restantes estiverem definidos. Em 2022, a competição terá sua final disputada em solo brasileiro. Prevista para o dia 1 de outubro, a decisão está marcada para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Premiação

Além dos sorteios das fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana, a Conmebol anunciou também aumentará a premiação destinada aos campeões de todas as suas competições entre clubes. 

O campeão da Libertadores receberá uma quantia no valor de 16 milhões de dólares. Já o da Sul-Americana, fica com 5 milhões de dólares. Na Libertadores Feminina, o valor será de 1,5 milhões de dólares. E, por fim, o vencedor da Recopa leva 1,6 milhões de dólares.

Veja Também