Em duelo de campeões estaduais, Goiás estreia na Copa São Paulo diante de Iape, do Maranhão

A estreia do Goiás na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta quarta-feira (5), às 15h15, diante do Iape-MA, no estádio

Postado em: 05-01-2022 às 09h00
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Em duelo de campeões estaduais, Goiás estreia na Copa São Paulo diante de Iape, do Maranhão
Jogadores e comissão técnica embarcaram rumo à São Paulo na segunda em busca de superar feito de 2013 | foto: Comunicação Goiás EC

A estreia do Goiás na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta quarta-feira (5), às 15h15, diante do Iape-MA, no estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz. Os atuais campeões goianos ainda terão pela frente na fase de grupos o Botafogo-SP e o Desportivo Brasil, sendo todos jogos acontecendo no mesmo local.

Goiás

Do time campeão goiano invicto, o Goiás tem três desfalques importantes em seu ataque: Guilherme Lisboa, Sandrinho e Vinicius Popó tinham contrato até o final do ano e não foram aproveitados para essa Copinha. Como não teve a edição de 2021, o único remanescente do time de 2020 é o goleiro Luis Felype, que segue na equipe como titular, mas agora mais experiente e maduro após passar a temporada treinando com os profissionais.

Continua após a publicidade

“A estreia contra o Iape não vejo que será mais fácil. Pelo pouco conhecimento que a gente tem dos três adversários em termos de enfrentamento, essa competição prega muita surpresa e de repente podemos achar que é um jogo mais fácil, como pode também ser um jogo mais difícil. Então, temos que ir preparados porque serão três partidas dificílimas, concorrentes que vão buscar as duas vagas como nós queremos, então, se fosse o Botafogo-SP ou o Desportivo, seria difícil da mesma forma”, disse Richard Oliveira.

Além da experiência do goleiro Luis Felype, a equipe esmeraldina tem outros destaques que podem ajudar demais o time a avançar na primeira fase. O Goiás conta no ataque com Pedro Bahia, jovem promessa do clube que chegou a jogar no time principal e no último Goiano Sub-20 foi artilheiro do campeonato com dezesseis gols marcados em onze partidas. O time terá o volante Toninho como capitão na competição.

“Temos alguns jogadores que podem se destacar lá. O Pedro Bahia foi artilheiro no Sub-20 e já serve o time profissional, o goleiro Luis Felype que está no elenco profissional um ano e meio treinando. Temos ainda no meio-campo o Ricardo, o Antônio, o próprio Dudu que vem se destacando nos treinamentos e foi titular no Campeonato Goiano e chegou em 2021 no Goiás e possui uma qualidade técnica muito apurada. Mas o forte da nossa equipe é o conjunto mesmo, claro que tem atletas que se destacam, mas nós somos a força do conjunto e a união do grupo que a gente espera que a gente possa sobressair e vencer nosso adversário”, destacou o treinador esmeraldino.

Iape

Assim como o Goiás, seu adversário na estreia, o Iape também foi campeão estadual Sub-19 no Maranhão. Apesar do time ter conquistado o título maranhense na categoria, a equipe que chega em São Paulo para a competição tem sete jogadores nascidos em 2001 e que podem ajudar a equipe na Copa São Paulo.

Isso é porque como no Maranhão a categoria é Sub-19 e não Sub-20, esses atletas não puderam atuar, mas integram agora a equipe para a disputa da Copa São Paulo, sendo 2022 o último ano desses sete atletas.

O treinador do Iape trata-se de Arlindo Maracanã, que como jogador ganhou inúmeros títulos pelo Sampaio Corrêa. Ele conhece bem a competição, afinal, disputou ela em 1998 pela equipe do Bolívia Querida. Em entrevista à TV Mirante, ele falou sobre a dificuldade da Copa São Paulo, mas que confia em seu elenco para ir longe no torneio.

“Sabemos que a Copinha é o sonho deles, vamos passar um pouco da nossa experiência para que eles saibam como é a competição. A estreia sempre é mais difícil, mas esperamos fazer um grande jogo contra a equipe do Goiás. Depois que iniciar a competição, tenho certeza que eles vão soltar mais e, quem sabe, fazer uma grande campanha”, disse Arlindo Maracanã.

Depois da estreia diante do Goiás, o Iape terá pela frente o Desportivo Brasil, no sábado (8), às 13 horas e por fim, o Botafogo-SP, na terça-feira (11), também às 13 horas. Os jogos acontecerão no estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz.

Veja Também