Fifa revela os nomes dos finalistas das sete categorias do prêmio The Best 2021

A Fifa anunciou os finalistas do prêmio The Best FIFA Football Awards 2021, cuja premiação será transmitida ao vivo da sede da entidade em Zurique, na Suíça, no próximo dia 17 de janeiro.

Postado em: 07-01-2022 às 13h49
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Fifa revela os nomes dos finalistas das sete categorias do prêmio The Best 2021
No próximo dia 17, a FIFA entregará o prêmio "The Best" aos melhores de 2021 | Foto: FIFA

Por: Ildeu Iussef

A Fifa anunciou os finalistas do prêmio The Best FIFA Football Awards 2021, cuja premiação será transmitida ao vivo da sede da entidade em Zurique, na Suíça, no próximo dia 17 de janeiro.

Como funciona a premiação

Continua após a publicidade

O colégio eleitoral do prêmio The Best FIFA Football Awards é formado por quatro grupos, cada um com 25% de peso na pontuação final: treinadores e treinadoras das seleções nacionais, capitães e capitãs das seleções nacionais, jornalistas e o público, que vota no site da entidade.

Dessa forma são eleitos: o melhor jogador e jogadora do mundo, os melhores treinadores, o melhor goleiro e a melhor goleira, além do gol mais bonito (o famoso prêmio Puskas).

Finalistas The Best FIFA 2021

Os finalistas do Prêmio de Melhor Jogador da FIFA são: o polonês Robert Lewandowski que defende o Bayern de Munique, o argentino Lionel Messi que atua no Paris Saint-Germain e o egípcio Mohamed Salah que joga no Liverpool; enquanto as finalistas do Prêmio de Melhor Jogadora da FIFA são: as espanholas Jennifer Hermoso e Alexia Putellas que são companheiras de equipe no Barcelona; e a australiana Sam Kerr que atua no Chelsea.

Os finalistas do Prêmio Puskás de gol mais bonito de 2021 são: o atacante tcheco Patrick Schick – autor de um golaço do meio-campo que anotou no duelo contra a Escócia em 14 de junho do ano passado, durante a última Eurocopa; o meia argentino Érik Lamela – autor de um golaço de letra no clássico Tottenham contra o Arsenal em março de 2021 pelo Campeonato Inglês; e o atacante iraniano Mehdi Taremi – autor de um golaço de bicicleta no jogo entre Porto e Chelsea pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões 2020/2021.

Já as finalistas do Prêmio de Melhor Goleiro Feminino da FIFA são: a alemã Ann-Katrin Berger que joga no Chelsea, a chilena Christiane Endler que defende o Olympique Lyonnais, e a canadense Stephanie Lynn Marie Labbé que atua no Paris Saint-Germain; enquanto os finalistas do Prêmio de Melhor Goleiro Masculino da FIFA são: o italiano Gianluigi Donnarumma que joga no Paris Saint-Germain, o senegalês Édouard Mendy que defende o Chelsea e o alemão Manuel Neuer que atua no Bayern de Munique.

A entidade máxima do futebol, também, anunciou os finalistas do Prêmio de Melhor Técnico de Futebol Feminino da FIFA: o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona; a inglesa Emma Hayes, do Chelsea; e a holandesa Sarina Wiegman, da Seleção Inglesa. Enquanto os finalistas do Prêmio de Melhor Técnico de Futebol Masculino da FIFA são: o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City; o italiano Roberto Mancini, da Seleção Italiana; e o alemão Thomas Tuchel, do Chelsea.

Vale reforçar: o FIFA The Best não é o mesmo que a Bola de Ouro, dado pela revista France Football. Os dois prêmios se unificaram entre 2010 e 2015, mas em 2016 a Fifa resolveu se separar novamente.

Veja Também