Brasil enfrenta Alemanha valendo vaga na final da Copa Davis 2022

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) confirmou a informação dada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) de que o confronto válido pela fase eliminatória da Copa Davis entre Brasil e Alemanha será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Barra entre os dias 04 e 05 de março de 2022.

Postado em: 10-01-2022 às 17h33
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil enfrenta Alemanha valendo vaga na final da Copa Davis 2022
Centro Olímpico de Tênis será o palco do confronto da Davis, em março | Foto: Matheus Bacelar

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) confirmou a informação dada pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) de que o confronto válido pela fase eliminatória da Copa Davis entre Brasil e Alemanha será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Barra – local que sediou o evento da modalidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – entre os dias 04 e 05 de março de 2022.

A última vez que o Brasil disputou a Copa Davis no Rio de Janeiro foi em 2002, quando a equipe, ainda comandada por Gustavo Kuerten, e com presença de Fernando Meligeni, Jaime Oncins, Francisco Costa e André Sá derrotou o Canadá por 4 a 0.

É importante destacar que as 12 nações vencedoras nas eliminatórias avançam para as finais da Copa Davis de 2022, onde se juntam à Federação Russa de Tênis, campeã de 2021; à Croácia, vice-campeã de 2021; e às duas nações wild cards: Grã-Bretanha e Sérvia.

Continua após a publicidade

Retrospecto

Brasil e Alemanha já se enfrentaram seis vezes pela Copa Davis e a vantagem é alemã por 4 a 2 no histórico de confrontos. O último encontro aconteceu em 2013, em solo alemão, e a equipe da casa venceu por 4 a 1. Já a última vitória brasileira aconteceu em 1992, no Rio de Janeiro, com uma equipe que contava com Luiz Mattar, Jaime Oncins, Cassio Motta e Fernando Roese.

A Alemanha chegou ao grupo dos quatro melhores na fase final da Copa Davis 2021. O Brasil terá de buscar inspiração na arena icônica para seguir adiante. No ranking de nações da ITF, o Brasil aparece atualmente na 26ª posição. A Alemanha é a atual nona colocada. O ranking é liderado pela Croácia.

Quando atuou como sede, o Brasil perdeu apenas um jogo de duplas desde 1981. A invencibilidade de dez jogos consecutivos foi quebrada no duelo diante da Austrália, em 2001, em Florianópolis. No saibro caseiro, o time nacional venceu 33 de 50 partidas. A tendência é de que o Brasil opte pelo piso de saibro, que costuma ser o mais conveniente para os atletas nacionais.

Veja Também