Time Brasil terá 11 atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta segunda-feira (17), anunciou as modalidades classificadas e os 11 atletas que representarão o país nos

Postado em: 17-01-2022 às 13h32
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Time Brasil terá 11 atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022
Serão cinco no bobsled, sendo quatro titulares um reserva, três no esqui cross country e ainda representantes no esqui alpino, esqui estilo livre e skeleton | Foto: Divulgação IBSF

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta segunda-feira (17), anunciou as modalidades classificadas e os 11 atletas que representarão o país nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, sendo: cinco no bobsled, sendo quatro titulares um reserva, três no esqui cross country e ainda representantes no esqui alpino, esqui estilo livre e skeleton.

No bobsled, a equipe será formada por Edson Bindillati, Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, tendo Jefferson Sabino como reserva. No esqui cross country, depois de uma acirrada disputa, foram convocados Manex Silva, no masculino, e Jaqueline Mourão e Bruna Moura, entre as mulheres. A vaga no esqui alpino ficou com Michel Macedo. Já Sabrina Cass, no esqui estilo livre moguls, e Nicole Silveira, no skeleton, cumpriram os requisitos para as vagas e confirmaram a participação nos Jogos.

Retrospecto

Continua após a publicidade

Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992. Até hoje, 35 atletas brasileiros, de oito esportes (esqui alpino, bobsled, esqui cross country, luge, snowboard, biatlo, esqui estilo livre e patinação artística), já participaram da competição. O recorde do país foi em Sochi 2014, com 13 atletas em sete modalidades.

Vale destacar que teremos estreias de atletas – Manex, Bruna, Sabrina e Nicole participam de Jogos Olímpicos pela primeira vez, de modalidades (skeleton) e de provas – moguls no esqui estilo livre e Sprint feminino por equipes no esqui cross country.

“O Brasil já começou a campanha em Pequim 2022 com boas notícias, com participações inéditas tanto em modalidades quanto em provas. Também temos a expectativa de bater recorde no número de largadas em algumas disciplinas. Para isso, tivemos que ficar à frente de alguns países tradicionais, o que mostra que os atletas estão vendo o trabalho desenvolvido pelo COB e pelas Confederações de Gelo e Neve e acreditam no projeto de carreira”, destacou Anders Pettersson, chefe da Missão Brasileira nos Jogos.

A primeira equipe operacional do COB sai do Brasil no dia 20, para deixar tudo preparado nas duas Vilas Olímpicas que contarão com brasileiros. Em Yanqing, estará o bobsled, esqui alpino e skeleton. E em Zhangjiakou, o esqui cross country e o esqui estilo livre. A previsão é que os primeiros atletas, do esqui cross country e esqui estilo livre, cheguem à China no dia 27. Nos esportes de gelo, tanto o bobsled quanto o skeleton, devem desembarcar em Pequim no dia 29.  

Veja Também