Times goianos conhecem os primeiros confrontos da competição mais democrática do país

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da 1ª Fase da Copa do Brasil de 2022 e os

Postado em: 17-01-2022 às 14h45
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Times goianos conhecem os primeiros confrontos da competição mais democrática do país
O torneio começa em 23 de fevereiro e tem a final prevista para 19 de outubro | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da 1ª Fase da Copa do Brasil de 2022 e os times goianos envolvidos na disputa da competição mais democrática do futebol nacional conheceram os seus adversários.

O Atlético Goianiense irá encarar o União Rondonópolis-MT, o Grêmio Anápolis enfrenta o Juazeirense-BA, o Goiás medirá forças com o Sousa-PB, e o Vila Nova enfrenta o Rio Branco-AC.

De acordo com o regulamento da competição, a primeira fase será em jogo único com a equipe melhor ranqueada atuando fora de casa e com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal. Portanto, Atlético, Goiás e Vila Nova decidem a classificação fora de casa, enquanto o Grêmio Anápolis jogará no Jonas Duarte e não tem a vantagem do empate.

Continua após a publicidade

A Diretoria de Competições da CBF reservou quatro datas para a disputa da primeira fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03. 

Chaveamento

Os times goianos conheceram seus confrontos na abertura da competição e, de quebra, tiveram definidos os duelos na etapa seguinte da competição. Dessa forma, em caso de classificação para a 2ª fase da Copa do Brasil, o Atlético irá enfrentar o vencedor de Nova Venécia-ES e Ferroviário-CE; o Goiás irá encarar quem avançar de Nova Iguaçu-RJ e Criciúma-SC; o Grêmio Anápolis terá pela frente o vencedor de Ferroviária-SP e Vasco da Gama; e o Vila Nova irá duelar com quem avançar de Maricá-RJ e Guarani-SP.

Premiação

Pela participação na primeira fase da Copa do Brasil, Atlético Goianiense (16º) e Goiás (23º), os melhores times goianos ranqueados pela CBF, faturam R$ 990 mil reais. Enquanto, Vila Nova (31º) e Grêmio Anápolis vão receber R$ 560 mil reais.

Retrospecto na Copa do Brasil

Atual campeão goiano, o Grêmio Anápolis vai para a primeira disputa de Copa do Brasil em sua história. O Atlético participa pela 16ª vez da competição, o Goiás disputa pela 30ª vez e o Vila Nova joga pela 18ª vez a competição mais democrática do futebol nacional.

O Dragão vai encarar pela segunda vez uma equipe do futebol do Mato Grosso na Copa do Brasil. Coincidentemente, o Atlético terá pela frente o União Rondonópolis-MT que foi adversário na 1ª fase da competição em 2020, quando o rubro-negro goiano venceu por 1 a 0, com gol do meia Matheuzinho, atualmente no Vila Nova.

Por sua vez, o Verdão pela terceira vez enfrentará uma equipe da Paraíba na Copa do Brasil. Em 2014, o Goiás encarou o Botafogo-PB, na 2ª fase do torneio, e acabou eliminado após ser derrotado no duelo de ida por 2 a 0, com dois gols do atacante Frontini, atual diretor de futebol do Vila Nova, e empatar sem gols no Serra Dourada.

Enquanto, o Tigre pela terceira vez medirá forças com um time do Acre na Copa do Brasil, coincidência ou não, na 1ª fase da competição. O Vila Nova reencontra o Rio Branco-AC após 24 anos, quando venceu por 2 a 0, com gols de Christian e Anderson Barbosa. Recentemente em 2020, o time colorado encarou o Galvez-AC e venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Adalberto.

O torneio começa em 23 de fevereiro e tem a final prevista para 19 de outubro. Apenas o campeão possui vaga direta para a Libertadores.

Veja Também