Bia Figueiredo faz teste em carro da TCR South America

Depois de quebrar muitas barreiras no automobilismo brasileiro e até mundial, numa carreira de 28 anos, Bia Figueiredo passou a ser, no

Postado em: 20-01-2022 às 07h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Bia Figueiredo faz teste em carro da TCR South America
Bia Figueiredo e Nonô Figueiredo com o Audi RS3 LMS no box de Interlagos | Foto: Renato Maia/Divulgação

Depois de quebrar muitas barreiras no automobilismo brasileiro e até mundial, numa carreira de 28 anos, Bia Figueiredo passou a ser, no último final de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a primeira mulher a pilotar um carro da TCR South America, a convite de Nonô Figueiredo, chefe de equipe da Cobra Racing Team.

“Este foi um convite do Nonô que veio em boa hora. Conheço muito bem o Maurício Slaviero, que comanda essa categoria no Brasil. Desde que ele trouxe a TCR South America, a gente vem conversando para eu participar nela porque tenho muita vontade que esse projeto aconteça com o próprio Nonô e num Audi RS3. Mas desse primeiro teste a uma real efetivação tem um quebra-cabeça de acertos externos e um bom caminho pela frente. Mas gostaria muito de se tornar também a primeira mulher a correr nesta importante disputa sul-americana”, declarou Bia Figueiredo, primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, a Fórmula Indy.

Desde que ingressou nas categorias mais competitivas do nosso automobilismo e mundial, Bia Figueiredo sente que foi uma certa inspiração para o crescimento no número de mulheres pilotos em nosso país, com boa representatividade atualmente até no exterior. “Acho isso sensacional porque, na verdade, sempre lutei na minha carreira por igualdade, seja homem ou mulher, que todos sejam competentes e capazes. Mas acredito que o alicerce ainda maior é a própria mudança social da mulher em todo o mundo”,  disse.

Continua após a publicidade

Bia disputou a Stock Car de 2014 a 2019 e, de agora em diante, com seus 36 anos, pretende voltar a fazer temporadas inteiras novamente. E quem torce para ela fazer este ano a primeira completa na TCR South America é o próprio Nonô Figueiredo.

“Desde muito tempo, conheço as qualidades técnicas da Bia. Além de se destacar na importante F-Indy, como a maioria lembra, foi a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a ganhar provas na Fórmula Renault brasileira e a conquistar uma pole position na Fórmula 3 nacional. Com este invejável currículo, não tem como negar que será uma das principais atrações da TCR South America 2022, caso seja realmente efetivada mais adiante a sua participação”, finalizou o chefe de equipe da Cobra Racing Team.

Veja Também