Gabriel Medina está fora das duas etapas que abrem o WSL Championship Tour 2022 no Havaí

O surfista tricampeão mundial Gabriel Medina anunciou hoje que não vai participar das duas etapas que abrem a temporada 2022 da Liga Mundial de

Postado em: 24-01-2022 às 20h34
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Gabriel Medina está fora das duas etapas que abrem o WSL Championship Tour 2022 no Havaí
Medina alegou problemas físicos e de saúde mental para não competir nas etapas de abertura do WSL Championship Tour 2022 | Foto: Tony Heff/World Surf League

O surfista tricampeão mundial Gabriel Medina anunciou hoje que não vai participar das duas etapas que abrem a temporada 2022 da Liga Mundial de Surfe (WSL) Championship Tour no Havaí. Ele alegou problemas físicos e de saúde mental para não competir no Billabong Pro Pipeline, que começa no próximo sábado (29) em Banzai Pipeline, bem como no Hurley Pro Sunset Beach, nos dias 11 a 23 de fevereiro também na ilha de Oahu. A WSL anunciou que outro brasileiro irá substitui-lo no Havaí, Caio Ibelli, que fez parte da elite mundial até o ano passado.

Declaração de Medina

O brasileiro campeão mundial de 2014, 2018 e 2021, Gabriel Medina, finalista das três últimas edições da etapa do Championship Tour em Pipeline, publicou em suas redes sociais, uma declaração com os motivos que o levaram a cancelar sua participação nas etapas do Havaí:

Continua após a publicidade

“2021 foi um ano incrível para mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável pra mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora d´água, o que afetou muito minha saúde mental e física. Ao final da temporada, eu estava completamente esgotado. Cheguei no meu limite. Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso. Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado.

Somado ao corpo, tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes. Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida. Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte, amo vocês e obrigado por tudo”.

Time Brasil no WSL Championship Tour 2022

Apesar do grande desfalque, a “seleção brasileira” continua muito forte para iniciar a temporada 2022, com o campeão olímpico e vencedor da etapa de Pipeline em 2019, Italo Ferreira, Filipe Toledo vice-campeão mundial de 2021, Deivid Silva, Jadson André, Miguel Pupo, os novatos na elite, Samuel Pupo e João Chianca, além da atual vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb. Com a saída de Gabriel Medina, Filipe Toledo passa a ser o cabeça de chave número 1 e Italo Ferreira será o número 2 do Billabong Pro Pipeline.

Veja Também