Tecnologia de detecção de membros abre novas possibilidades no futebol

Testes realizados pela FIFA na FIFA Arab Cup 2021 (30 de novembro a 18 de dezembro) indicam que os dados de rastreamento

Postado em: 31-01-2022 às 15h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia de detecção de membros abre novas possibilidades no futebol
A tecnologia oferece novas fontes de dados e pode trazer novas informações para treinadores, médicos e torcedores | Foto: Divulgação FIFA

Testes realizados pela FIFA na FIFA Arab Cup 2021 (30 de novembro a 18 de dezembro) indicam que os dados de rastreamento de membros podem trazer insights inovadores e novas aplicações para treinadores, equipe médica e amadores, ao mesmo tempo em que desempenham um papel fundamental na tecnologia semiautomatizada para detecção de impedimento.

A FIFA está explorando as possibilidades de detecção de membros, que permite que representações visuais tridimensionais em tempo real dos esqueletos dos jogadores sejam criadas durante o jogo. Essa tecnologia, nova no mundo do futebol, é um dos componentes básicos do sistema semiautomático de detecção de impedimento testado no Catar durante a FIFA Arab Cup.

Ele é baseado em um sistema de câmeras instaladas sob o teto do estádio, que capturam os movimentos de todos os jogadores e da bola. Os diferentes sistemas disponíveis no mercado oferecem até 29 dados por jogador de futebol, que são usados ​​para criar esqueletos animados.

Continua após a publicidade

Christian Volk, diretor de eFootball and Gaming da FIFA, disse: “A fusão do mundo real com o digital está evoluindo rapidamente e acabará por transformar a forma como o futebol é consumido. Embora ainda seja cedo, evidências mostram que os torcedores podem experimente as partidas como nunca antes”.

Em linha com o objetivo da Visão 2020-2023 de aproveitar a tecnologia para atender às necessidades do futebol moderno, a FIFA está investigando todas as possibilidades desses novos dados e como eles podem melhorar o jogo.

Nesse sentido, Johannes Holzmüller, Diretor do Ramo de Inovação Tecnológica do Futebol, acrescenta: “Acreditamos firmemente que o acesso a esses novos dados beneficiaria o futebol, pois tornaria a tomada de decisões mais eficiente e objetiva. No entanto, essa mudança ainda é muito incipiente e sua possível os usos devem ser cuidadosamente analisados ​​para ver quais recursos eles teriam se aplicados”.

Em fevereiro, mais testes da tecnologia de detecção de membros ocorrerão durante o Mundial de Clubes da FIFA 2021 em Abu Dhabi.

Veja Também