Time Brasil é convocado com força máxima para duelo contra a Alemanha na Copa Davis

O treinador Jaime Oncins revelou os atletas convocados para o confronto entre Brasil e Alemanha válido pela fase de Qualifiers da Copa

Postado em: 04-02-2022 às 12h45
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Time Brasil é convocado com força máxima para duelo contra a Alemanha na Copa Davis
Foto: Divulgação Copa Davis

O treinador Jaime Oncins revelou os atletas convocados para o confronto entre Brasil e Alemanha válido pela fase de Qualifiers da Copa Davis 2022.

“Para este confronto contra a Alemanha, eu optei por chamar uma mescla de jogadores. Vamos misturar a experiência de tenistas como o Marcelo e o Bruno, com a juventude do Thiago Monteiro, do Thiago Wild e do Felipe Meligeni. Dos mais jovens, o Monteiro já tem bastante experiência, vem perdendo jogos duros nos detalhes, contra atletas bem ranqueados, e tenho muita confiança nele. O Wild é um atleta que, quando encontra o seu melhor tênis, se torna muito perigoso e pode surpreender bons jogadores. E o Felipe é outro que também me passa muita confiança, que vem jogando bem e correspondeu às expectativas quando foi chamado”, explica.

Time Brasil

Continua após a publicidade

Atual 92º colocado na ATP, o cearense Thiago Monteiro foi convocado pela nona vez para defender o Brasil na Copa Davis. Com seis títulos ATP Challengers no currículo, ele é atualmente o melhor do país na classificação mundial.

Representante da nova geração, o paranaense Thiago Wild foi convocado pela terceira vez. Campeão do US Open Juvenil em 2018 e do ATP 250 de Santiago em 2020, Wild é atualmente o 131º no ranking da ATP, sendo o segundo melhor brasileiro na lista.

Remanescente da equipe que defendeu o Brasil na última Copa Davis, na vitória por 4 a 0 sobre o Líbano, o paulista Felipe Meligeni foi chamado pela terceira oportunidade. Ele ocupa atualmente o 229º lugar no ranking de simples e o 85º posto nas duplas na ATP.

Fechando a convocação, o Time Brasil ainda contará com a experiência dos duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo. Soares (16º) vai para seu 20º confronto de Copa Davis, enquanto Melo (25º) fará a 24ª aparição em duelos da competição. 

Time Alemão

O treinador Michael Kohlmann, anunciou a equipe para as eliminatórias da Copa Davis contra o Brasil. O time alemão será formado por: Jan-Lennard Struff, Oscar Otte, Daniel Altmaier, Kevin Krawietz e Tim Pütz.

“Jan-Lennard é parte integrante da equipe. Ele muitas vezes assumiu o papel de liderança em eventos passados. Kevin e Tim fazem parte do núcleo da equipe. Não apenas através dos sucessos recentes em Innsbruck e Madrid eles mostraram o quão importante eles são para a equipe. Daniel Altmaier entrou no time como um jogador jovem e promissor. É o mesmo com Oscar Otte, que teve um desempenho consistente nos últimos seis meses e agora está em 84º lugar. Ambos merecem estar lá”, explica.

Como é jogado?

Nos dias 4 e 5 de março, cinco partidas serão disputadas no saibro no Parque Olímpico Arena Tênis; duas simples no primeiro dia e uma dupla e mais duas simples no segundo dia. Partidas de três sets são disputadas com um tie-break decisivo no final da terceira rodada.

Quem vencer se classifica para o Finals, evento com a presença dos 16 melhores times do mundo, valendo o troféu da Copa Davis. O derrotado vai para o Grupo Mundial I e precisará vencer o próximo confronto para retornar aos Qualifiers em 2023. As finais ocorrerão no final do ano em horário e local a serem anunciados pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Veja Também