Em pista muito dura, Manex Silva não completa prova de esquiatlo Pequim 2022

Foi um esforço tremendo, enfrentando a altitude, a baixa temperatura, o vento e a neve abrasiva. Contra tudo isso, Manex Silva não

Postado em: 06-02-2022 às 11h07
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Em pista muito dura, Manex Silva não completa prova de esquiatlo Pequim 2022
Brasileiro vai usar disputa deste domingo (06), como preparação para as outras três que ainda vai participar no esqui cross-country. Foco é no Sprint | Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Foi um esforço tremendo, enfrentando a altitude, a baixa temperatura, o vento e a neve abrasiva. Contra tudo isso, Manex Silva não conseguiu completar a prova de esquiatlo neste domingo (06), nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Na disputa que combina os dois estilos de esquiar, o clássico e o skating, percorrendo uma distância de 15km em cada um, o atleta acabou terminando a prova na 67ª colocação entre 70 competidores.

“Uma prova que eu nunca tinha feito porque na minha idade não tem. Eu tinha a expectativa de ser alcançado um pouco mais tarde, mas estou feliz de poder estar aqui. Comecei a corrida um pouco rápido demais, na primeira volta me senti bem, mas na segunda vi que tinha forçado um pouco e ia sofrer muito. Consegui terminar a segunda volta, mas na terceira, quase no finalzinho, os líderes estavam perto e eu tive que deixar a competição”, disse.

O competidor de 19 anos fez uma análise crítica da pista na qual competiu neste domingo (06) e comentou do que vai em busca de mais nas próximas provas que tem pela frente em Pequim.

Continua após a publicidade

“Normalmente, nas pistas que a gente compete não tem tanta subida, e as que tem, não são tão fortes. Aqui, a neve também, como é artificial, é um pouco diferente da natural, interfere de uma maneira diferente nos esquis. Enfim, é uma pista muito dura. A prova de hoje e a dos 50km vão servir como preparação, não são meu objetivo principal e não é onde sou mais forte. Vou largar e fazer o melhor possível. O foco é no Sprint e nos 15km. Já senti como é a pista, como é quando você esquia com alta intensidade. Vai ser bom para as próximas provas, pra já ir aquecendo os motores e ter sensação de como é a competição”, comentou.

A próxima participação brasileira no esqui cross-country será na prova de Sprint, na próxima terça-feira (08). Manex volta ao Centro Nacional de Esqui Cross-country em Zhangjiakou, mas dessa vez terá a companhia de Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera. O jovem competirá ainda nas provas de 15km e no 50km largada em massa.

“Meu objetivo no Sprint é deixar alguns países para trás. Quando você termina a prova, já sabe se foi bom ou não porque o Sprint é muito rápido, tem que aproveitar cada momento muito bem. Está sendo muito especial poder compartilhar esse momento com pessoas tão importantes no mundo do esqui”, completou Manex.

Veja Também