Associação de Pilotos da F4 Brasil aposta em união para quebrar tabu de 30 anos da F1

O último título mundial do Brasil na F1 foi conquistado há mais de 30 anos por Ayrton Senna, em 1991, e para

Postado em: 11-02-2022 às 09h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Associação de Pilotos da F4 Brasil aposta em união para quebrar tabu de 30 anos da F1
Categoria de base terá início neste ano no Brasil e dez dos pilotos participantes no grid se juntaram para criar uma associação de pilotos para ajudar o País a ter novamente um campeão mundial de F1 | Foto: Divulgação

O último título mundial do Brasil na F1 foi conquistado há mais de 30 anos por Ayrton Senna, em 1991, e para quebrar este tabu o investimento nas categorias de base é determinante. Pois em 2022 o País passa a ter uma categoria própria para quem sai do kart em busca de carreira internacional, a F4 Brasil, e com um grande diferencial: dez dos pilotos do grid se uniram para criar uma inédita “Associação dos Pilotos da F4 Brasil”.

São eles: Nicolas Giaffone, Lucas Staico, Ricardo Gracia, Lucca Zucchini, Nicholas Monteiro, Nelson Neto, Aurélia Nobels, Pedro Clerot, Vinicius Tessaro e Alvaro Cho. Todos com diversos títulos estaduais e nacionais no kart e alguns também com experiência em categorias de fórmula no Brasil – a diferença é que a F4 conta pontos para a Super Licença da F1 e usa os mesmos carros das categorias similares da Europa e EUA.

“Este é um momento especial para o automobilismo brasileiro. Em 2022, teremos a estreia da F4 Brasil, justamente o passo que faltava para quem sai do kart e sonha com carreira internacional, podendo gastar menos e aprender mais. A associação já existia desde o ano passado e trabalhou em grande colaboração com a Vicar para quem esta importante iniciativa fosse possível. Dentro da pista, será cada um por si: os dez vão brigar forte para ser o primeiro colocado. Mas fora delas a associação vai ajudar a ganharmos juntos força para ter novamente um brasileiro na F1”, diz o empresário Ricardo Gracia, presidente executivo da Associação.

Continua após a publicidade

O campeonato fará seis rodadas triplas em 2022, todas em conjunto com o calendário da Stock Car. A primeira apresentação formal da categoria neste ano acontece neste sábado (12), em Interlagos, com a divisão dos pilotos nas quatro equipes homologadas para preparar os fórmulas da categoria de base.

Veja Também