Atleta goiano irá defender o KV Ferizaj, do Kosovo

O levantador Yuri Sampaio, goiano de Caldas Novas, que defendeu recentemente o Araucária Vôlei, donde foi vice-campeão paranaense, acertou sua transferência para

Postado em: 13-02-2022 às 12h01
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Atleta goiano irá defender o KV Ferizaj, do Kosovo
Yuri Sampaio, goiano de Caldas Novas, acertou sua transferência para o voleibol europeu donde vai defender o KV Ferizaj | Foto: Divulgação KV Ferizaj

O levantador Yuri Sampaio, goiano de Caldas Novas, que defendeu recentemente o Araucária Vôlei, donde foi vice-campeão paranaense, acertou sua transferência para o voleibol europeu. O jogador irá defender o KV Ferizaj, atual campeão da Copa do Kosovo de Vôlei Masculino, no restante da temporada 2021/2022.

“A oportunidade de jogar no Kosovo surgiu através da indicação de um amigo que jogou no Ferizaj. Eles estavam buscando por um levantador e o último dia da janela de transferências era o dia 31 de janeiro. Então, rapidamente entraram em contato comigo, me fizeram a proposta e, graças a Deus, deu tudo muito certo”, disse em entrevista exclusiva ao Jornal O Hoje.

No voleibol goiano, Yuri defendeu somente o Vôlei Caldas Novas no Estadual de 2012 e lamenta não ter tido tantas oportunidades de atuar em sua terra natal por conta da ausência de competições oficiais. Porém, aos 27 anos, o jogador está tendo a primeira oportunidade internacional de sua carreira e afirma: “A sensação de atuar fora do Brasil pela primeira vez é muito boa. Eu confesso que não esperava ter essa oportunidade agora, talvez na próxima temporada. Porque eu voltei para as quadras recentemente. Apareceu essa oportunidade e não pude desperdiçá-la”.

Continua após a publicidade

Foto: Divulgação

O Kosovo é um país situado na península dos Bálcãs, na Europa. Foi província da Sérvia até fevereiro de 2008, quando se declarou independente. O país faz fronteira com a Sérvia, a Macedônia do Norte, a Albânia e com Montenegro. O jogador relata como está sendo a sua adaptação à cultura, ao idioma e costumes em sua nova residência no Leste Europeu.

“A adaptação está sendo bem rápida. Por acaso do destino, têm eu e mais dois brasileiros no Ferizaj (o oposto/ponteiro Olavo Veiga e o ponteiro Samuel Amorim), e coincidentemente dois atletas brasileiros que jogam na equipe rival moram no mesmo prédio que a gente. Então, acaba que a gente se ajuda e essa adaptação torna-se um pouco mais prática. Além disso, os nossos companheiros de equipe fazem questão de facilitar a comunicação, porque o idioma oficial do país é o albanês e alguns deles falam inglês. O frio é uma adversidade, mas a felicidade tem nos ajudado a superar todas as barreiras”, declara.

Competições

O KV Ferizaj disputará nesta sequência da temporada 2021/2022 a Superliga A Masculina de Vôlei do Kosovo e a Copa Kosovo-Albânia – competição que reúne os dois melhores times de cada país, na qual o Kosovo será representado por KV Ferizaj e KV Peja e a Albânia será representada por KV Erzeni e KV Tirana.

“As expectativas são as melhores possíveis. O Ferizaj é o atual campeão da Copa do Kosovo de Vôlei Masculino e atual vice-campeão da Superliga A Masculina de Vôlei do Kosovo. Somos uma equipe forte e com uma história vencedora no voleibol kosovar. Então, estou chegando para manter essa gana por títulos e, claro, aproveitar essa oportunidade de mostrar o meu trabalho agregando a equipe”, concluiu.

A estreia de Yuri Sampaio no voleibol europeu foi com vitória! Em duelo da 1ª rodada da Superliga A Masculina de Vôlei do Kosovo 2021/2022, o KV Ferizaj venceu o KV Skenderbeu por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/21.

Veja Também