Único goiano no grid da F4 Brasil, Vinícius Tessaro almeja título e evolução na temporada de estreia no monoposto

Em 2022, o Brasil passa a ter uma categoria própria para quem sai do kart em busca de carreira internacional, a Fórmula

Postado em: 15-02-2022 às 15h46
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Único goiano no grid da F4 Brasil, Vinícius Tessaro almeja título e evolução na temporada de estreia no monoposto
Com Ayrton Senna como inspiração, Vinícius Tessaro almeja chegar à Fórmula 1 e repetir a trilha vitoriosa do seu ídolo nas pistas | Foto: Divulgação

Em 2022, o Brasil passa a ter uma categoria própria para quem sai do kart em busca de carreira internacional, a Fórmula 4 Brasil, campeonato certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Dentre os 16 pilotos no grid da F4 Brasil, destaque para o goiano Vinícius Tessaro, natural de Formosa, que em entrevista exclusiva ao Jornal O Hoje conta como nasceu o interesse pelo esporte a motor.

“Desde criança, sempre fui apaixonado pela velocidade. Meu pai, que é o meu maior incentivador, me levou para brincar de kart em Brasília, e foi aí que descobri que a velocidade corria em minhas veias. Eu queria ser piloto de Fórmula 1”, disse.

Aos 15 anos de idade, Vinícius Tessaro ostenta um currículo vitorioso no kartismo sendo: tetracampeão brasileiro (categoria Mirim – 2015, categoria Júnior Menor – 2018, categoria Rotax JR Max – 2020 e 2021), campeão da Copa Brasil (categoria Mirim -2015), bicampeão da Copa São Paulo KGV (categorias Júnior Menor e Mini Max – 2018) e campeão do SKUSA SuperNationals que é um dos maiores eventos a nível mundial (categoria Mini Swift – 2016).

Continua após a publicidade

Foto: Divulgação

A oportunidade de competir na F4 Brasil surgiu por meio da Associação dos Pilotos da F4 Brasil que é formada além de pais dos pilotos, com personalidades do automobilismo como Reginaldo Leme, jornalista que é referência na cobertura do esporte há mais de 50 anos, e o piloto Felipe Giaffone.

“A oportunidade de disputar a F4 Brasil surgiu através da Associação dos Pilotos da F4 Brasil (APBF), que é um grupo de pais que decidiram se unir para somar forças em busca de patrocínio e, com isso, trazer incentivo para a Fórmula 4 no Brasil. Meu pai, inclusive, é um dos associados”, destaca o jovem piloto.

Vinícius Tessaro vai competir pela equipe Cavaleiro Sports, que foi fundada em 2016, tem como sede a cidade de Guarulhos-SP e conta com o chefe de equipe Beto Cavaleiro e o engenheiro Gabriel Furlán. O piloto goiano terá como companheiros de equipe: Felipe Barrichello Bartz, de 16 anos, que é sobrinho de Rubens Barrichello; João Tesser, de 20 anos, e Nicolas Giaffone, de 17 anos, que é filho de Felipe Giaffone.

Em 2015, Vinícius Tessaro fez sua primeira competição profissional que foi o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria Mirim e acabou levando o troféu de campeão para casa. No que depender do jovem piloto o troféu da temporada de estreia na F4 poderá ter como destino a cidade de Formosa.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou visando o título, mas também a evolução. Apesar de ser meu primeiro ano em uma temporada de monoposto, a adaptação ao cockpit está sendo maravilhosa, um sonho que se torna realidade”, declarou.

O último título mundial do Brasil na Fórmula 1 foi conquistado há mais de 30 anos por Ayrton Senna, em 1991. Considerado por muitos como o melhor piloto de todos os tempos mesmo 30 anos após seu tricampeonato, até mesmo pilotos que não viram Senna correr o apontam como seu maior ídolo, como o é o caso de Tessaro: “A minha grande inspiração é o Ayrton Senna, pois apesar de não ter o melhor carro, ele mostrava que era possível ganhar uma corrida de Fórmula 1”, concluiu.

A temporada da F4 Brasil começa nos dias 14 e 15 de maio no Autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu-SP. O campeonato fará seis rodadas triplas em 2022, todas em conjunto com o calendário da Stock Car, e o Autódromo Internacional de Goiânia receberá a categoria no dia 23 de outubro para a disputa da 5ª etapa da temporada.

Veja Também