Rio Open tem duelo entre Berrettini e Thiago Monteiro nesta quinta-feira

A tão aguardada estreia do italiano Matteo Berrettini no Rio Open está marcada para esta quinta-feira (17) , no último jogo da rodada, no

Postado em: 17-02-2022 às 09h12
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Rio Open tem duelo entre Berrettini e Thiago Monteiro nesta quinta-feira
Rogerinho encerra carreira depois de derrota para Bruno e Murray | Foto: Rio Open/Fotojump

A tão aguardada estreia do italiano Matteo Berrettini no Rio Open está marcada para esta quinta-feira (17) , no último jogo da rodada, no Jockey Club Brasileiro. E o adversário do número 6 do mundo é o brasileiro Thiago Monteiro. Quem também estreia nesta quinta é o norueguês Casper Ruud, 8º do mundo, contra o argentino Francisco Cerundolo, às 16h30, na quadra Guga Kuerten. Já o espanhol Carlos Alcaraz retorna à quadra contra o argentino Federico Delbonis.

Será o primeiro jogo entre Berrettini e Monteiro no circuito. O cearense recebeu convite da organização, e tem como melhor resultado no Rio Open as quartas em 2017. Também foi nas quadras do Jockey que ele marcou a sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9 do mundo. “A gente trabalha e treina para enfrentar grandes jogadores. O Berrettini é um tenista perigoso, com o saque e a direita muito potentes. Tenho que jogar solto, manter um nível alto e ser agressivo”, disse o número 1 do Brasil.

A rodada de quinta também marcará a estreia de Ruud. O jovem de 23 anos vem em ascensão na carreira. No ano passado, conquistou cinco títulos, e em 2022 já tem mais um, o ATP de Buenos Aires – no total são sete. O oitavo do mundo fez semifinal no ATP Finals, no fim do ano passado, e seu melhor resultado no Rio Open é a semifinal de 2017. Também será o primeiro jogo entre Ruud e Cerundolo, que alcançou o top 100 pela primeira vez neste ano.

Continua após a publicidade

Depois de virar o jogo da estreia, Alcaraz retorna à quadra central para enfrentar o experiente Delbonis.  O jovem de 18 anos, campeão do ATP Next Gen 2021, venceu sua primeira partida nível ATP no Rio Open 2020. Delbonis, de 31, já avançou às quartas no Rio em duas oportunidades – 2015 e 2016. Semana passada, foi semifinalista no ATP 250 de Buenos Aires.

A rodada tem mais um jogo de simples, entre o italiano Lorenzo Sonego e o sérvio Miomir Kecmanovic, às 16h30, na quadra 1. Sonego leva vantagem nos confrontos, com três vitórias e duas derrotas, mas no último encontro, no Australian Open em janeiro, o sérvio saiu vencedor. Kecmanovic é um dos fortes nomes da nova geração, disputa o Rio Open pela primeira vez, e passou pelo qualifying.

Rogerinho se despede do circuito com homenagem do Rio Open

O brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray venceram os brasileiros Rogério Dutra Silva e Orlando Luz por 6/3 e 6/2, nesta quarta-feira (16), na estreia da chave de duplas do Rio Open. A partida marcou a despedida das quadras de Rogerinho. E foi emocionante. Bruno e Murray voltam à quadra 1 nesta quinta, no segundo jogo da rodada, para enfrentar o francês Benoit Paire e o espanhol Albert Ramos-Vinolas, por vaga na semifinal.

Rogerinho jogou os quatro Grand Slams, defendeu o Brasil na Copa Davis, nas Olimpíadas e Pan-Americanos. Foi medalha de prata nas simples e nas duplas mistas no Pan de Guadalajara 2011, teve a oportunidade de enfrentar os grandes Rafael Nadal e Novak Djokovic. Tem um título de duplas com Sá, em São Paulo 2017, e foi vice-campeão no Rio Open 2020, com Bellucci. “Agradeço a organização do Rio Open pela oportunidade de encerrar minha carreira aqui. Quero tentar passar para a molecada todas as experiências que vivi, os erros, os acertos. Acho que posso ajudar de alguma forma e penso, num futuro próximo, ser treinador”, revelou. “Encaro essa etapa como um renascimento, com vontade de construir um futuro”, disse.

Em outro jogo de duplas desta quarta, Marcelo Melo e o uruguaio Pablo Cuevas foram eliminados pelo argentino Andres Molteni e pelo mexicano Santiago Gonzalez por 7/6 (4) e 6/3. Molteni e Gonzalez estão embalados por dois títulos nas últimas semanas – Buenos Aires e Córdoba. 

Veja Também