Seleção Brasileira de Rugby em CR inicia ciclo paralímpico de Paris 2024 com comissão técnica estrangeira

A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a segunda fase

Postado em: 25-02-2022 às 10h33
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção Brasileira de Rugby em CR inicia ciclo paralímpico de Paris 2024 com comissão técnica estrangeira
O Campeonato das Américas de Rugby em cadeira de rodas, que acontece de 9 a 12 de março, em Medelín, contará com a participação de seis equipes | Foto: Ale Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a segunda fase de treinamento do ano. E um dos grandes diferenciais para o ciclo paralímpico é a comissão técnica. 

A comissão técnica da modalidade está completamente repaginada para o ciclo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além do técnico Rafael Gouveia, completam a comissão técnica dois auxiliares, que são ex-atletas de Rugby em CR: Brian Muniz, dos Estados Unidos, e Thomasz Bidús, da Polônia.

“Eles têm uma visão do rugby europeu e norte-americano que é bem diferente do estilo de jogo que a gente tem aqui no Brasil. Então, estamos aprimorando a Seleção de uma forma bem diferente dos outros ciclos, de forma mais tática”, relatou Rafael Gouveia, técnico da Seleção Brasileira. 

Continua após a publicidade

Ao todo, 12 atletas foram convocados e os treinos visam o Campeonato das Américas de Rugby em cadeira de rodas, que acontecerá em Medelín, na Colômbia, de 6 a 13 de março. A equipe fica no CT Paralímpico até a próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, e no dia 05 embarcam para Colômbia.  

O Campeonato das Américas de Rugby em cadeira de rodas, que acontece de 9 a 12 de março, em Medelín, contará com a participação de seis equipes: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Estados Unidos. 

“Nós começamos um novo projeto para os Jogos de Paris 2024 e agora estamos preparando os atletas para o Campeonato das Américas. Tem sido muito bom. Nós começamos a caminhar juntos, estamos conectando as experiências de treino. A Confederação Brasileira da modalidade abriu um processo seletivo para a comissão técnica e eu submeti meu projeto e fui aprovado”, contou Thomasz Bidús, ex-atleta da Polônia. 

A Seleção Brasileira estreia no dia 9 de março contra o Canadá e no mesmo dia enfrenta o Chile. “O nosso adversário mais direto é a Colômbia, devido ao posicionamento no ranking mundial [11º lugar], pois se o Brasil ganhar o bronze, como estamos em 10º lugar, garantimos a vaga no Mundial”, explica Rafael. 

Os dois primeiros colocados no Campeonato das Américas garantem vaga para o Campeonato Mundial, em outubro, na Dinamarca. Já o Mundial da modalidade, vale vaga para o classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Veja Também