Em parceria com La Liga, Governo de Goiás abre inscrições para turmas de iniciação esportiva

Professores foram capacitados pela instituição que organiza o Campeonato Espanhol de futebol

Postado em: 06-03-2022 às 14h00
Por: Redação
Professores foram capacitados pela instituição que organiza o Campeonato Espanhol de futebol | Foto: Mantovani Fernandes/Seel

As inscrições para as turmas de iniciação esportiva de futebol oferecidas pelo Governo de Goiás, em parceria com a La Liga, instituição que organiza o Campeonato Espanhol de futebol já estão abertas em 23 cidades do Estado. Os municípios foram escolhidos a partir de critérios estabelecidos pelo programa Goiás Social, gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que reúne ações de diversas áreas da administração estadual para promover iniciativas em cidades com maior índice de vulnerabilidade social.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulários eletrônicos exclusivos para cada município, disponibilizados no site www.esporte.go.gov.br, e ficam abertas enquanto houver vagas, com previsão de atender até 150 alunos por núcleo. As escolinhas de futebol são destinadas a crianças e adolescentes com idade entre oito e 17 anos.

As turmas devem iniciar as aulas no final deste mês. Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues comemorou a implantação dos núcleos, que levam opção de práticas esportivas para municípios de diversas regiões do Estado. “Com a implantação dos núcleos da La Liga, nós vamos dar oportunidade para milhares de jovens goianos”, afirmou o titular da pasta.

Continua após a publicidade

O superintendente de Esporte e Lazer, Antônio Carneiro, ressaltou o incentivo à prática esportiva que se pretende alcançar a partir do projeto em parceria com a La Liga. “Estamos levando o projeto para estes municípios, investindo na qualificação dos profissionais e levando materiais esportivos”. 

Um dos módulos do projeto com a La Liga foi a qualificação dos professores que vão estar à frente das turmas. Em junho de 2021, foi realizado curso de formação com a participação de profissionais espanhóis, que trouxeram conceitos teóricos e práticos para serem trabalhados durante as aulas. O projeto também prevê, futuramente, a realização de eventos, como seminários e palestras, além da implantação de turmas para o ensino de inglês e espanhol. 

O acordo de parceria tem previsão de funcionamento até o fim do ano, mas pode ser renovado ao fim deste prazo. “Temos a expectativa de fazer muitos projetos em parceria com a La Liga, em prol dos municípios goianos. Temos muitas coisas planejadas, mas agora o mais importante é dar o pontapé inicial”, pontuou o superintendente.

Entre os municípios que irão sediar os núcleos de iniciação esportiva estão: Aragarças, Bonópolis, Fazenda Nova, Flores de Goiás, Itaberaí, Jaraguá, Nova Crixás, Paraúna, Posse, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Sítio D’Abadia, Vila Propício, Alvorada do Norte, Amaralina, Bom Jardim, Cavalcante, Edeia, Matrinchã, Monte Alegre, Morro Agudo, Nova América e Simolândia.

Veja Também