Cristian Ribera desafia chineses e derretimento da neve no sprint nesta terça-feira, em Pequim 2022

A segunda aparição dos esquiadores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 acontecerá na noite desta terça-feira (08), às 23h (de

Postado em: 08-03-2022 às 17h12
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Cristian Ribera desafia chineses e derretimento da neve no sprint nesta terça-feira, em Pequim 2022
Foto: Ale Cabral/CPB

A segunda aparição dos esquiadores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 acontecerá na noite desta terça-feira (08), às 23h (de Brasília), com a prova de sprint do esqui cross-country. A competição teve início na sexta-feira (04) e se encerrará no domingo (13). O Brasil se faz presente com uma delegação recorde: seis atletas, cinco dos quais no esqui cross-country e um no snowboard.

Ambas as modalidades estão sendo realizadas nas montanhas da cidade de Zhangjiakou, 180km a noroeste de Pequim, onde a temperatura começa a esquentar e a neve artificial das pistas começa a derreter. Na tarde da terça-feira (na China), durante o treino dos atletas brasileiros, os termômetros marcaram 8ºC, bem distante dos -15ºC registrados uma semana atrás, durante os treinamentos e reconhecimento da pista.

Neste cenário, os brasileiros disputam, no final da noite desta terça-feira, a prova na qual têm o melhor histórico de resultados. O rondoniense Cristian Ribera é o atual vice-campeão Mundial de Sprint. O atual campeão é um atleta da Rússia, cuja delegação foi impedida de competir nos Jogos de Pequim pelo Comitê Paralímpico Internacional.

Continua após a publicidade

O caminho rumo ao pódio, no entanto, não está livre para Ribera. A China largará com seis esquiadores na prova, entre os quais Zheng Peng e Mao Zhongwu, medalhistas de ouro e de prata, respectivamente, na prova de longa distância (18km), na abertura do cross-country em Pequim.

“Normalmente nas provas de sprint três russos são muito fortes, eles ganham de mim nas provas longas, mas consegui uma vantagem boa contra eles no sprint. Os chineses não aparecem muito nas competições, não tem como saber o nível em que eles estão, isso surpreendeu muito a todos, porque nos 18km ele fez em 43 minutos, praticamente um recorde mundial, é um tempo absurdo. Mas os chineses são muito fortes, eles têm vantagem por serem classe baixa e os classe alta virão voando”, comentou Cristian Ribera.

Além de Cristian Ribera, o Brasil estará representado pelo paraibano Robelson Lula, os paulistas Guilherme Rocha e Wesley Vinícius dos Santos. Na prova feminina, a paranaense Aline Rocha também tentará avançar até a final, numa disputa igualmente dominada pela China.

Veja Também