Cristian Ribera e Aline Rocha são top 10 no sprint nos Jogos de Pequim 2022

Os cinco esquiadores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 disputaram as provas rápidas (sprint) de esqui cross-country na noite desta terça-feira (no Brasil),

Postado em: 09-03-2022 às 08h12
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Cristian Ribera e Aline Rocha são top 10 no sprint nos Jogos de Pequim 2022
Aline Rocha em ação na prova rápida de esqui cross-country nos Jogos de Inverno 2022 | Foto: Ale Cabral/CPB

Os cinco esquiadores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 disputaram as provas rápidas (sprint) de esqui cross-country na noite desta terça-feira (no Brasil), 8, e madrugada de quarta-feira, 9. 

Na disputa masculina, o rondoniense Cristian Ribera que é o atual vice-campeão mundial da prova, chegou até a semifinal e terminou em 9º lugar, com o tempo de 2min59s8 nesta fase. 

Já na prova feminina, a paranaense Aline Rocha avançou até a semifinal e terminou em 10º lugar. Nesta fase, ela percorreu o trajeto em 3min55s2. No total, 16 atletas participaram da competição. 

Continua após a publicidade

O Brasil ainda foi representado pelo paraibano Robelson Lula e os paulistas Guilherme Rocha e Wesley dos Santos. Robelson terminou a competição em 18º lugar, com o tempo de 2min34s19. Guilherme, por sua vez, ficou na 21ª posição (2min36s77), e Wesley finalizou a prova na 24ª colocação (2min39s14). Ao todo, 36 atletas estiveram na disputa masculina. 

As provas de sprint, mais uma vez, foram caracterizadas pelo domínio chinês. Cristian, por exemplo, passou com o quinto melhor tempo na classificatória e, ao completar o percurso de 961m, comemorou. À frente dele, chegaram três chineses e um canadense. Para a disputa da medalha, o país anfitrião colocou quatro dos seis postulantes a um lugar no pódio. 

No fim, os medalhistas do sprint foram os mesmos da prova longa: dobradinha chinesa com Peng Zheng (ouro) e Zhongwu Mao (prata), além do bronze para o canadense Collin Cameron.  

Próximas provas com brasileiros
Os cinco esquiadores brasileiros voltarão às pistas no próximo sábado (12), a partir de 1h30 (horário de Brasília), nas provas de média distância de esqui cross-country (7,5km para mulheres e 10km para homens). No mesmo dia, às 23h (horário de Brasília), o Brasil também será representado no revezamento misto da modalidade. 

Depois de ficar em 13º no snowboard cross, o gaúcho André Barbieri também vai entrar em ação novamente, mas, desta vez, na categoria banked slalom, a partir de 0h (horário de Brasília) de sexta-feira (11).

Veja Também