Roberto Faria é o mais novo piloto da Academia Sauber

O anúncio de Roberto Faria como um dos jovens pilotos da Academia Sauber marca um novo ciclo na carreira do carioca. Nesta

Postado em: 16-03-2022 às 13h35
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Roberto Faria é o mais novo piloto da Academia Sauber
Único brasileiro na F3 Britânica, o carioca de 18 anos assina contrato com uma das mais tradicionais escuderias do automobilismo mundial | Foto: Divulgação GB3

O anúncio de Roberto Faria como um dos jovens pilotos da Academia Sauber marca um novo ciclo na carreira do carioca. Nesta quarta (16), Roberto, 18 anos, fará seu primeiro treino oficial pela Carlin em seu segundo ano na GB3 (antiga F3 Britânica). O planejamento na categoria será o mesmo e em paralelo às corridas, Roberto irá usar toda a infraestrutura da Sauber para o seu desenvolvimento dentro das pistas.

“Entrar na Sauber é algo especial para mim e sou grato à equipe por esta oportunidade. Como um jovem piloto, saber que posso contar com a experiência e o know-how de uma equipe que desenvolveu alguns dos maiores nomes do automobilismo é enorme e estou ansioso para retribuir a confiança que foi depositada em mim. Mal posso esperar para a temporada começar e mostrar o progresso que estou fazendo”, afirma Roberto.

A Academia Sauber é o programa de desenvolvimento de pilotos da Sauber Motorsport, que opera a equipe Alfa Romeo F1 Team ORLEN no campeonato mundial de Fórmula 1. Este programa oferece aos pilotos um caminho de desenvolvimento completo, projetado para levá-los da base ao auge do automobilismo e nutrir a próxima geração de pilotos da Fórmula 1.

Continua após a publicidade

A Sauber tem um histórico comprovado de sucesso, ostentando os nomes de Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen, Sebastian Vettel, Robert Kubica, Sergio Pérez, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi entre os pilotos que conquistaram a grande chance da carreira com o macacão suíço.

Trajetória no Automobilismo

Seu início na Inglaterra foi em 2019. Pela F4 Britânica, Roberto ficou em 3º lugar na Rookie e, em 2020, antes de migrar para a antiga F3 Britânica, era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio no campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

No ano passado, Roberto se manteve o tempo todo no topo da tabela. Em seu primeiro ano completo na GB3, o piloto brasileiro subiu nove vezes ao pódio, sendo uma delas uma histórica vitória em Spa-Francorchamps, e terminou a temporada em 5º lugar.

No Brasil, Roberto começou no Kart em 2014, com 10 anos de idade, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Veja Também