Quinta-feira, 28 de março de 2024

F1 desembarca na Arábia Saudita após uma abertura de temporada emocionante

Menos de quatro meses após sua primeira visita a Jeddah, a Fórmula 1 está de volta ao Jeddah Corniche Circuit para a

Postado em: 25-03-2022 às 19h30
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: F1 desembarca na Arábia Saudita após uma abertura de temporada emocionante
Foto: Saudi Arabian Grand Prix/LAT Images

Menos de quatro meses após sua primeira visita a Jeddah, a Fórmula 1 está de volta ao Jeddah Corniche Circuit para a disputa da segunda corrida da temporada 2022 do Campeonato Mundial de F1, o GP da Arábia Saudita.

O GP da Arábia Saudita, de 50 voltas, é a segunda corrida noturna consecutiva no calendário, o que significa que as temperaturas da pista podem ser diferentes entre as sessões – como foi o caso do GP do Bahrain – com o TL2 e a classificação mais representativos das condições de corrida.

Mudanças no traçado

Continua após a publicidade

O circuito de rua mais rápido da F1 mudou um pouco desde sua estreia no calendário no ano passado, como resultado de modificações solicitadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), órgão regulador após alguns incidentes na pista da última vez. 

As mudanças consistem principalmente em abrir as linhas de visão através das curvas, movendo as barreiras mais para trás, enquanto a curva final (Curva 27) foi alargada pela remoção de uma arquibancada, o que pode tornar a volta um pouco mais rápida. A curva 13 (de 27) ainda apresenta 12 graus de inclinação, ajudando o fluxo rápido do circuito que o torna a segunda volta mais rápida do ano no geral, depois de Monza. 

Fast facts

A temporada de 2022 da F1 já começou com as expectativas lá em cima, afinal a Ferrari chega a Jeddah na liderança do Campeonato de Construtores após uma dobradinha com Charles Leclerc (P1) e Carlos Sainz (P2) no no Circuito Internacional do Bahrein, no deserto de Sakhir, disputado no último fim de semana. 

Além disso, a Ferrari encerrou um jejum de 45 GPs sem vitórias na Fórmula 1. A equipe italiana não vencia desde o GP de Cingapura de 2019, com Sebastian Vettel, atualmente na Aston Martin; e não liderava o Mundial de Construtores desde o GP da Alemanha de 2018.

Horários

O Grande Prêmio de Jeddah na F1 tem os horários alternados neste fim de semana. Por conta do fuso horário de seis horas à frente de Brasília, as competições serão transmitidas a partir das 11h, pelo horário de Brasília.

O Treino Classificatório, que definirá o grid de largada do GP da Arábia Saudita, acontecerá às 14h deste sábado (26). Enquanto, a corrida no Jeddah Corniche Circuit terá a largada às 14h de domingo (27).

Veja Também