Após 10 anos, Stock Car regressa ao Rio de Janeiro com prova histórica

Depois de dez anos da última prova, realizada em julho de 2012 no saudoso Autódromo de Jacarepaguá e vencida por Allam Khodair,

Postado em: 30-03-2022 às 07h30
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 10 anos, Stock Car regressa ao Rio de Janeiro com prova histórica
Stock Car e Stock Series vão acelerar na pista do Aeroporto RIOgaleão | Foto: Duda Bairros/Vicar

Depois de dez anos da última prova, realizada em julho de 2012 no saudoso Autódromo de Jacarepaguá e vencida por Allam Khodair, a principal categoria do automobilismo na América Latina regressa ao Rio de Janeiro para um acontecimento histórico: a realização da primeira corrida disputada em um aeroporto internacional em operação no Brasil. 

O Aeroporto RIOgaleão Tom Jobim, situado na Ilha do Governador, na capital fluminense, vai receber a terceira etapa da temporada 2022 da Stock Car, além da segunda no campeonato da categoria de acesso Stock Series, no final de semana dos dias 09 e 10 de abril. A iniciativa marca também as comemorações dos 70 anos do RIOGaleão, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952.

Capital da Stock Car

Continua após a publicidade

O estado do Rio de Janeiro é sede de algumas das principais equipes da história da categoria, a ponto de Petrópolis já ter sido carinhosamente chamada de “capital da Stock Car”. Além disso, a cidade do Rio também já sediou 42 provas da categoria, desde seu surgimento, em 1979. A capital fluminense foi ainda palco da estreia da famosa Corrida do Milhão, realizada no ano de 2008, em Jacarepaguá.

O GP Galeão Rio 2022 marcará a volta da Stock Car ao Rio de Janeiro após quase uma década: a última etapa disputada lá aconteceu no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no dia 15 de julho de 2012. A vitória, pole e melhor volta foram registradas por Allam Khodair, piloto que ainda disputa a Stock Car. O maior vencedor de provas em território carioca é Ingo Hoffmann, com oito primeiros lugares. Entre os competidores em atividade, Cacá Bueno lidera, com três vitórias.

Homenagem

Dono de cinco títulos e maior campeão em atividade, o carioca Cacá Bueno é um personagem que virou sinônimo de Stock Car. O automobilista, de 45 anos, é o primeiro piloto da Stock Car a ser homenageado com o nome de um circuito.

“É uma honra, um reconhecimento pelo meu trabalho. Só cheguei a esse resultado na carreira por tudo o que aprendi aqui, no Rio, na minha cidade. Comecei a correr de kart na minha cidade, competi por equipes da Stock Car da minha cidade. Então sou muito grato ao Rio por essa trajetória, à Stock pelas oportunidades que me deu, e a ambos por essa homenagem”, declarou o piloto campeão da Stock Car em 2006, 2007, 2009, 2011 e 2012.

Programação 

As atividades de pista começam no sábado (09) com a realização do shakedown das duas categorias, a partir das 8h30. Depois, Stock Car e Stock Series realizam dois treinos livres cada e dão sequência ao cronograma com a classificação para o grid. 

A Stock Series define sua ordem de largada às 14h40, enquanto a Stock Car abre sua sessão às 15h40. Em seguida, a Stock Series encerra as atividades do dia e larga para a primeira corrida no Galeão, às 17h.

O domingo (10) reserva mais três provas. A Stock Series fecha sua etapa com a largada da Corrida 2 às 9h50. A largada da Corrida 1 da Stock Car está marcada para 13h20, enquanto a segunda prova tem previsão de início às 13h57, sempre com duração de 30 minutos mais uma volta.

Veja Também