Brasil reassume a liderança do ranking da Fifa na véspera do sorteio da Copa do Mundo

A Seleção que por mais tempo esteve no topo do Ranking Mundial FIFA (4.731 dias), o Brasil recupera a liderança da hierarquia

Postado em: 31-03-2022 às 11h30
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil reassume a liderança do ranking da Fifa na véspera do sorteio da Copa do Mundo
Fifa vai usar como referência para o sorteio da Copa do Mundo o ranking de seleções | Foto: Divulgação FIFA

A Seleção que por mais tempo esteve no topo do Ranking Mundial FIFA (4.731 dias), o Brasil recupera a liderança da hierarquia mundial neste mês de março de 2022, depois de cinco anos.

O Brasil superou a Bélgica – que liderava a classificação desde outubro de 2018 – e assumiu a liderança do Ranking da Fifa em um momento de grande importância. Afinal, o Ranking será utilizado na definição dos potes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar 2022, que acontecerá nesta sexta-feira (01/04) em Doha, às 13h (horário de Brasília).

Por ser o País-sede, o Catar vai ficar na posição A1 do primeiro pote, que terá a companhia das sete seleções melhores colocadas no ranking que estão classificadas. Além do anfitrião, os cabeças de chave da Copa do Mundo serão Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.

Continua após a publicidade

O segundo pote terá as seleções entre as posições 8 e 15 da lista de classificadas, o terceiro pote com aquelas entre o 16º e o 23º lugares, e o quarto pote terá os times entre a 24ª e 28ª posições mais três espaços reservados representando os dois vencedores das repescagens intercontinentais e um vencedor da repescagem da Europa.

Vale destacar que seleções da mesma confederação serão separados dentro de cada um dos oito grupos da Copa do Mundo, com exceção das 13 europeias. Cinco das oito chaves terão duas equipes da Uefa.

Repescagem

Os playoffs intercontinentais para a Copa serão realizados nos dias 13 e 14 de junho, no Catar, com o representante da Ásia (Emirados Árabes Unidos ou Austrália) enfrentando o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas (Peru), e o representante da América do Norte, Central e Caribe (Costa Rica) contra o da Oceania (Nova Zelândia).

Veja Também