Handebol feminino ganha ouro em casa e encerra participação goiana no Jubs 2017

Com quase 200 atletas participantes, Goiás encerra Jubs com 25 medalhas

Postado em: 29-10-2017 às 12h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Handebol feminino ganha ouro em casa e encerra participação goiana no Jubs 2017
Com quase 200 atletas participantes, Goiás encerra Jubs com 25 medalhas

Com um placar de 36 a 28, o time feminino de handebol da Estácio de Sá garantiu o ouro na edição 2017 dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) e fechou a participação goiana no evento. A final foi disputada contra o time da Universidade de Brasília (UNB) na tarde deste sábado (28), marcando o encerramento dos jogos em Goiás. Em 2018, o time de handebol que passou invicto pela competição, disputará a 1ª divisão do campeonato. Agora, o desafio é se qualificar ainda mais para os jogos que virão.

O técnico do time, Jorge Castilho, parabenizou o time, e já pensa longe: nos desafios de encarar, no ano que vem, os melhores times universitários do país. “Apesar da consciência de que técnicos precisam ser eternamente insatisfeitos, eu estou satisfeitíssimo com o resultado de hoje. Sem desmerecer as demais equipes, em 2016 estávamos na 3ª divisão e foi bem mais fácil que este ano. Em 2018, precisamos de foco, melhorar nossa defesa e trabalhar muito mais”, finalizou.

Continua após a publicidade

Thaís Andrade, armadora do time, encerra suas participações no Jubs, aos 35 anos. Cursando o último período de psicologia, já ganhou os Jubs em todas as divisões e afirma que a sensação é de dever cumprido. Ela começou a vida esportiva aos 13 anos, em um projeto social de Duque de Caxias (RJ) e se mudou para Goiânia aos 17 anos e conheceu o handebol na escola. Desde 2014 leva o esporte como profissão e joga pelo Força Atlética que tem parceria com a Estácio de Sá-GO e garante bolsa para o curso de psicologia. Ela se forma neste ano. “Jogamos com torcida e agora nosso time vai encarar as melhores do Brasil. Foi uma emoção muito grande” , finalizou.

Avaliação positiva

O Presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Lusimar Santos, afirmou que a edição dos Jubs 2017 trouxe para Goiânia, Aparecida e Trindade muito orgulho. “Foi um sucesso e superou todas as expectativas como comitê organizador local. O índice técnico da delegação goiana foi surpreendente e respondeu à altura de todo o investimento tanto do Estado de Goiás, quanto da FGDU. Foi um recorde de participação, de medalhas e estamos muito felizes com nossos atletas e nossas universidades”, completou.

Lusimar também ressaltou a estrutura oferecida por Goiás para a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e afirmou que nos 12 Jubs que participou, estamos entre as melhores.

“Temos pista de atletismo olímpica, fiquei muito feliz com nossos espaços, ginásios. O povo goiano se envolveu nos jogos e a mídia também foi exemplar, divulgando nosso evento e dando visibilidade a esse evento que só cresce. Foi bom para Estado, para nossas cidades, para nosso esporte de uma forma geral. A próxima sede tem agora uma responsabilidade imensa”, disse o presidente da FGDU.

Medalhas goianas

Goiás conquistou 12 medalhas de ouro, sendo 9 em categorias individuais e 3 coletivas conquistadas neste sábado (vôlei masculino, handebol feminino e basquete masculino). Foram 8 medalhas de prata, sendo uma coletiva (basquete feminino) conquistada na final deste sábado e 5 medalhas de bronze em modalidades individuais.

Neste ano, Goiás teve sua maior participação, com quase 200 atletas. Tivemos destaque com nossos atletas desportivos que levaram ouro em atletismo, natação e tênis de mesa.  Nas modalidades que estrearam: Futebol eletrônico e Taekwondo também garantimos participação significativa. Ganhamos prata no Futebol Eletrônico e tivemos 4 medalhas no Taekwondo (1 ouro, 1 prata e 2 bronze).

(Assessoria)

Foto: Divulgação 

Veja Também