Com pole recorde, Marçal Muller vence na abertura da Porsche Cup em Goiânia

Marçal Muller é o grande vencedor do início da temporada da Porsche Cup. A primeira corrida do ano da nova Carrera Cup

Postado em: 03-04-2022 às 12h05
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Com pole recorde, Marçal Muller vence na abertura da Porsche Cup em Goiânia
Marçal Muller conquistou a pole da etapa com direito a quebra de recorde | Foto: Luca Bassani/Porsche GT3 Cup Brasil

Marçal Muller é o grande vencedor do início da temporada da Porsche Cup. A primeira corrida do ano da nova Carrera Cup foi disputada no início da tarde deste sábado (02) sob muito sol e calor no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e Muller soube construir a vantagem iniciada com a quebra de um recorde.

Com os novos Porsche 911 GT3 da geração 992, os tempos de volta caíram entre três e quatro segundos em relação ao modelo anterior, agora usado na Sprint Challenge. A pole position conquistada por Marçal Muller no Porsche #544 foi de 1min22s930, superando em quase dois décimos o recorde anterior, registrado em uma prova de endurance. As velocidades máximas dos 992 na reta principal de Goiânia superaram os 260 km/h neste sábado.

Muller manteve a ponta na largada tendo Enzo Elias em segundo. Christian Hahn, fazendo sua estreia, largou da oitava posição e na primeira volta já era o quinto. Na primeira metade da prova, o líder imprimiu um ritmo forte para construir uma vantagem sobre os adversários, mas na segunda metade dos 25 minutos de prova, a distância começou a cair.

Continua após a publicidade

A vantagem chegou a ser de 1,8 segundo sobre Elias, que então passou a virar tempos de volta melhores e encostou no líder. Na abertura da penúltima volta, Enzo Elias estava a 0,7 segundo de Muller quando um furo de pneu causou seu abandono. Ele escapou na saída da curva dois quando o pneu traseiro esquerdo colapsou e então Elias saiu da pista.

Assim, Muller abriu a última volta mais tranquilo e com o adversário mais próximo a três segundos de distância. Na bandeirada, Muller venceu tendo Alceu Feldmann em segundo, Miguel Paludo em terceiro, Christian Hahn em quarto e Werner Neugebauer fechando os cinco primeiros.

A vitória na categoria Sprint Challenge, com os Porsche 911 GT3 geração 991.2, ficou com Christian Mohr, seguido de Nelson Marcondes e Urubatan Junior. O domingo (3) reserva a segunda prova das duas classes, com a Carrera Cup largando às 13h40 e a Sprint, às 14h15.

Veja Também