Goiás completa 79 anos nesta quarta-feira e completa quatro anos sem levantar um troféu

O Goiás Esporte Clube completa neste 6 de abril, 79 anos de sua existência, mas ao contrário do passado, o time esmeraldino

Postado em: 06-04-2022 às 09h00
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás completa 79 anos nesta quarta-feira e completa quatro anos sem levantar um troféu
Equipe esmeraldina assegura permanência de Élvis, Nicolas e Tadeu como presentes para o torcedor após perder o estadual em casa | foto: Rosiron Rodrigues / Goiás EC

O Goiás Esporte Clube completa neste 6 de abril, 79 anos de sua existência, mas ao contrário do passado, o time esmeraldino tenta voltar a ter seu lugar ao sol na elite nacional. A equipe esmeraldina não comemora um título desde 2018, quando ganhou seu último Goianão.

No último sábado (2), o que poderia ser um presente antecipado ao torcedor esmeraldino caso conquistassem o título do Goianão, porém não aconteceu. O time saiu na frente com Nicolas, resultado que até então levava para as penalidades, mas um segundo tempo muito abaixo do esperado, o Goiás viu o rival Atlético Goianiense virar e vencer por 3 a 1, conquistando ainda o campeonato dentro da Serrinha, diante de pouco mais de 13 mil torcedores.

Agora o Goiás tem um foco maior na temporada, sua permanência na Série A. O time esmeraldino que conseguiu por oito anos consecutivos (na era dos pontos corridos), seguir na elite nacional, de uns anos para cá vem constantemente brigando para não ser rebaixado. Em 2019 e 2020 permaneceram na elite, em 2022 retornaram a ela querendo fazer bonito.

Continua após a publicidade

Na Copa do Brasil, ao contrário dos anos anteriores, a campanha vem sendo “boa”, afinal, conseguiram passar da primeira fase ao empatar com o Sousa em 1 a 1 e na segunda, venceram o Criciúma por 1 a 0. Agora, a tarefa não será nada fácil, afinal, o adversário é o Red Bull Bragantino, onde o primeiro jogo acontece na Serrinha e o de volta, em Bragança.

Pacotão de reforços

Visando o início da Série A, onde o time encara fora de casa o Coritiba, atual campeão paranaense, o início da semana no Goiás foi de anúncios. A equipe que trouxe o experiente zagueiro Sidnei para disputar a elite nacional, anunciou por meio de suas redes sociais dois novos contratados, além do retorno de dois jogadores que atuaram na Série B de 2021. Mais dois estão certos para chegar ao clube nos próximos dias.

Dos três novos contratados, estão o lateral-direito Douglas Silva, que se destacou pelo Iporá, onde terá que disputar posição com Maguinho, o atacante Luiz Filipe, que chega por empréstimo junto ao Atlético Mineiro e o atacante Renato Júnior, que vem por empréstimo junto ao Água Santa, até final do ano.

Retornando estão o meia-atacante Luan Dias e o atacante Dadá Belmonte, que participaram da campanha do acesso em 2021 e voltam ao Goiás, também de empréstimo, agora na Série A até o final do ano, com os dois pertencentes ao Água Santa.

Presentes

A fase do atacante Nicolas é excelente. São dez gols em dezesseis jogos na atual temporada, além de uma assistência. Artilheiro do Campeonato Goiano e artilheiro do Goiás na Copa do Brasil até então, com dois gols marcados. O jogador que estava emprestado junto ao Paysandu, foi comprado de forma definitiva e assinou com o Goiás até o final de 2023.

O atacante chegou ao Goiás ano passado emprestado pela equipe paraense para a disputa da Série B e foi importante no acesso esmeraldino, onde em vinte e seis jogos, marcou seis gols e deu duas assistências. O gol mais marcante, na vitória sobre o Guarani por 2 a 0 fora de casa, que deu o acesso ao clube a Série A.

Assim, nesta terça-feira (4), o contrato de rescisão com o Goiás caiu no BID (Boletim Informativo Diário). Conforme informação dada pelo repórter Bruno Amâncio, Nicolas tinha vínculo com o Paysandu até o final de 2023 e o time esmeraldino então adquiriu os direitos do jogados, desembolsando mais de um milhão de reais.

Conforme noticiado também pelo repórter André Rodrigues, o vínculo de Nicolas com o Goiás agora passará a ser até o final de 2023. O jogador que saiu no segundo tempo no segundo jogo da final contra o Atlético Goianiense, ainda é dúvida para a estreia no Brasileiro, diante do Coritiba.

Quem também garantiu a renovação de contrato com o clube foi o meia Élvis. O capitão e camisa 10 do time esmeraldino tinha seu vínculo encerrando no final do ano e assim, a diretoria prorrogou mais um ano de seu contrato, indo agora até o final de 2023.

Com a camisa do Goiás, Élvis tem cinquenta e um jogos, seis gols e quinze assistências. Terminou o ano de 2021 como “garçom” da Série B, ajudando o clube a voltar a elite nacional.

O presente principal vem de dentro do clube, afinal, o goleiro Tadeu seguirá no clube pelo menos por mais quatro anos. O jogador tinha contrato com o Goiás até o final de 2023 e depois de muitas negociações com o atleta, ele aceitou aumentar seu vínculo com o clube, agora até o final de 2026.

Um dos ídolos recentes do clube, Tadeu chegou ao Goiás em 2019, para a disputa da Série A e já ganhou a torcida em seu primeiro ano, ajudando a equipe esmeraldina a permanecer na elite nacional e se classificar para a Sul-Americana. Ele que estava emprestado ao clube, logo foi comprado no final daquele ano, com a diretoria desembolsando um milhão de reais pelo passe do jogador.

Com a permanência garantida, ele permaneceu em 2020, no ano em que o clube acabou sendo rebaixado para a Série B, devido a problemas extracampo. A reviravolta veio em menos de um ano. Devido a pandemia, a temporada de 2021 foi mais “curta” e assim, o clube esmeraldino pode então lutar pelo seu retorno a Série A, com Tadeu sendo muito importante embaixo das traves, terminando o campeonato com dezesseis jogos sem ser vazado e conseguir o vice-campeonato com o clube.

O contrato com o goleiro era até o final de 2023 e a diretoria então tratou de negociar com Tadeu antes mesmo de chegar próximo ao fim do vínculo. Agora, o jogador passa a ter seu contrato com o clube até o final de 2026.

Veja Também