Goiânia sedia Circuito Goiano de Tênis a partir de Abril

Postado em: 12-04-2022 às 11h28
Por: Redação
Único torneio adulto chancelado pela Federação Goiana de Tênis vai resultar na edição do ranking oficial goiano da categoria, há 20 anos sem edição | Foto: Maria Antonieta Toledo

De Abril a Setembro, o tênis goiano vai ganhar nova dimensão com a realização do Circuito Goiano de Tênis. O torneio – organizado por quatro renomadas academias do esporte – é o único da atualidade a contar com a chancela da Federação Goiana de Tênis e vai resultar, em seu término, na edição do ranking oficial goiano do tênis, algo que não é sistematizado há 20 anos.

“O tênis é um esporte consolidado em Goiás, que conquistou muitos adeptos nas mais diferentes categorias. A edição de um ranking oficial permite aos participantes conhecerem seu status atual perante os demais atletas de todo o estado, e não somente os da sua academia, clube ou condomínio, e com isso vislumbrarem possibilidades de avançar dentro dessa métrica. Pois, de uma forma saudável, todo esporte tem um quê de competitividade embutido”, argumenta um dos organizadores, Flávio Cardoso.

O Circuito Goiano de Tênis vai envolver quatro torneios distribuídos de Abril a Setembro, em Goiânia, e tem a expectativa de contar com a participação de 200 atletas já nesta primeira etapa, distribuídos nas cinco categorias tradicionais masculinas do esporte (1ª classe, 2ª classe, 3ª classe, 4ª classe e 5ª classe) e em outras quatro categorias especiais (iniciante, feminino A/B e C, 45 anos acima A e B). As partidas contarão com arbitragem de profissionais formados pela Confederação Brasileira de Tênis. As inscrições para a primeira etapa vão até o dia 15 de abril, e as provas iniciam-se no dia 22.

“Esse é o único torneio goiano que está abrindo oportunidade para atletas da primeira classe, de nível profissional. O que proporciona uma verdadeira aula de tênis a quem assiste, sejam atletas ou o público em geral. Isso mostra o nosso interesse em mapear a evolução que tivemos no esporte nos últimos 20 anos que ele ficou sem esse ranqueamento”, explica Flávio Cardoso.

A dinâmica do Circuito Goiano de Tênis

Os atletas interessados em participar do Circuito Goiano de Tênis terão a oportunidade de pontuar nas quatro etapas que integram o torneio. Ao final, será feita a somatória dos pontos conquistados por cada atleta ao longo do circuito, resultando no ranking para cada uma das categorias. Haverá a distribuição de R$12 mil reais em premiações, envolvendo a primeira e a segunda classe, e troféus e outras bonificações para as demais categorias.

As etapas do Circuito vão acontecer nas seguintes datas, sempre aos finais de semana:
22/04 a 01/05 – Etapa 1 – Aberto Piquiá de Tênis, sediado na Academia Íntegra
03/06 a 12/06 – Etapa 2, sediada na Academia PróTênis
12/08 a 21/08 – Etapa 3, sediada no Clube Oásis
16/09 a 25/09 – Etapa 4, sediada na Rick Academia de Tênis

Segundo o organizador, o tênis foi uma das modalidades que mais conquistou praticantes no período da pandemia, por ter sido considerado um esporte seguro, praticado ao ar livre e com o distanciamento preconizado pelos órgãos de saúde. Além disso, explica Flávio Cardoso, o tênis contribui para uma melhoria da condição cardiovascular, proporciona o emagrecimento saudável, e permite ao atleta treinar o foco e a concentração.

Serviço:
Circuito Goiano de Tênis
Quando: de Abril a Setembro, em Goiânia
Inscrições para a primeira etapa até 15/04 pelo site: https://www.rankingdetenis.com/torneio-1290
Mais informações: @circuitogoianodetenis

Compartilhe: