Roberto Faria fatura dois pódios na etapa de abertura da GB3 em Oulton Park

A GB3, campeonato britânico de Fórmula 3, abriu a temporada de 2022 no tradicional circuito de Oulton Park, localizado no noroeste da

Postado em: 19-04-2022 às 10h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Roberto Faria fatura dois pódios na etapa de abertura da GB3 em Oulton Park
Forte performance do piloto brasileiro da Sauber Academy o coloca como atual vice-líder do campeonato, com 63 pontos | Foto: Jakob Ebrey

A GB3, campeonato britânico de Fórmula 3, abriu a temporada de 2022 no tradicional circuito de Oulton Park, localizado no noroeste da Inglaterra, e o jovem piloto brasileiro Roberto Faria começou o ano com o pé direito após se classificar com o terceiro melhor tempo e faturar dois pódios.

“No quali, eu saí com o pneu zero e peguei tráfego, então parei, coloquei dois pneus zeros de um lado e saí novamente. Faltavam menos de sete minutos para acabar a sessão, mas consegui fazer o terceiro melhor tempo. Poderia ter sido melhor, mas, como peguei tráfego, classificar em terceiro foi bom”, analisa Roberto. Apesar de ter feito o terceiro melhor tempo, devido à uma punição ao Granfors, Roberto ganhou uma posição e largou de P2 na corrida um.

O quali e a corrida aconteceram no último sábado (15). Já na primeira prova do ano, Roberto garantiu um lugar no pódio, mantendo a posição do grid (P2). As corridas dois e três não foram realizadas no domingo (16) devido ao feriado da Páscoa. As duas provas foram na manhã da desta segunda (18).

Continua após a publicidade

“Na corrida dois, larguei da terceira posição e consegui ultrapassar a Granfors na reta e a partir de então eu estava apenas me concentrando em fazer minhas melhores voltas para abrir um gap. Depois disso, o foco se voltou para a gestão de pneus”, completa.

Em sua estreia na Carlin Racing, Roberto valorizou o trabalho da tradicional equipe inglesa e destacou a evolução do carro ao longo do fim de semana: “o carro estava ótimo, principalmente na segunda corrida. Foi muito melhor do que na primeira corrida, a equipe fez um trabalho muito bom durante o fim de semana. Fiquei contente de começarmos a temporada assim, ainda tem muito para acontecer, mas vamos com tudo”, finalizou.

Assim, Faria terminou a etapa de abertura com dois segundos lugares, ambos nas corridas um e dois, e um décimo quarto lugar, na corrida três, que conta com o grid invertido (ele havia largado de P17). Estes resultados colocam Roberto como vice-líder do campeonato, com 63 pontos.

A GB3 volta a acelerar nos dias 07 e 08 de maio no circuito de Silvertone, na Inglaterra.

Veja Também