Paraná domina números da “categoria mais raiz” do Automobilismo Nacional

Local da primeira corrida da história da “categoria mais raiz” do automobilismo brasileiro, a Turismo Nacional, a cidade de Cascavel recebe no

Postado em: 28-04-2022 às 08h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Paraná domina números da “categoria mais raiz” do Automobilismo Nacional
Maior força do grid, estado conta com mais pilotos e equipes na competição dos carros mais vendidos do Brasil | Foto: Vanderley Soares/Turismo Nacional

Local da primeira corrida da história da “categoria mais raiz” do automobilismo brasileiro, a Turismo Nacional, a cidade de Cascavel recebe no próximo final de semana a etapa de abertura da temporada 2022. Além de ser dotado de uma grande diversidade de marcas, o campeonato também reúne os modelos que são líderes do mercado nacional de veículos.

São ao todo 16 modelos diferentes, sendo que quatro estão entre os dez carros mais vendidos no biênio 2020-2021, incluindo o primeiro colocado do ranking, o Chevrolet Onix. E, neste rico universo da indústria nacional, ninguém supera o Paraná em termos de pilotos e equipes. Além disso, o estado da região Sul é o grande destaque esportivo da competição.

Ao todo, a Turismo Nacional reuniu 87 pilotos durante a última temporada. Deste total, 30 competidores são oriundos do Paraná, estado que responde por 34,5% de todo o grid da categoria. A título de comparação, Goiás, segundo estado com mais representatividade no campeonato do ano passado, contou com 16 competidores, ou 18,4% do total. Santa Catarina aparece em terceiro lugar neste ranking, com 12 pilotos, ou 13,8% do total. Só depois é que vem o estado mais populoso da federação, São Paulo: nove paulistas aceleraram na última temporada da Turismo Nacional, ou 10,3% do total.

Continua após a publicidade

Números da Turismo Nacional

Além de Paraná, Goiás, Santa Catarina e São Paulo, também aparecem na lista Minas Gerais (com cinco competidores), Distrito Federal (3), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Paraíba (1) e Pernambuco (1). Quatro das cinco regiões do Brasil estiveram presentes, em algum momento, no grid da temporada — Sul, com 45 pilotos; Centro-Oeste (21); Sudeste (17) e Nordeste (4).

Os paranaenses também lideram a relação das equipes que disputaram a última temporada na Turismo Nacional. Nada menos que 18 escuderias fizeram parte do campeonato em algum momento, colocando na pista um total de 36 carros. O número é consideravelmente maior que os demais estados.

Goiás, por exemplo, teve nove equipes na última temporada, enquanto Santa Catarina foi representada por sete escuderias. Distrito Federal e Rio Grande do Sul tiveram cinco equipes cada. São Paulo contou com três times e o Rio de Janeiro fecha a lista, com duas equipes.

Veja Também