Universo e Uniateneu disputam vaga na final dos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol 2022

Para o Universo, time da casa na disputa, o gramado do JUBs Futebol tem um significado a mais: além da busca pelo bicampeonato, é a oportunidade de ganhar visibilidade na modalidade que têm se destacado no cenário do esporte brasileiro.

Postado em: 19-05-2022 às 17h18
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Universo e Uniateneu disputam vaga na final dos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol 2022
O time feminino do Universo/Vila Nova tenta, diante do Uniateneu, chegar à decisão do JUBs | Foto: Divulgação

Para o Universo, time da casa na disputa, o gramado do JUBs Futebol tem um significado a mais: além da busca pelo bicampeonato, é a oportunidade de ganhar visibilidade na modalidade que têm se destacado no cenário do esporte brasileiro. As meninas do futebol feminino da Universo levaram a federação goiana à medalha de ouro na temporada do ano passado. Agora, em 2022, a disputa fica ainda mais acirrada: são mais 5 delegações na competição.

Para estimular o crescimento da modalidade, a CBDU custeou integralmente a hospedagem de todos os estados que inscreveram as duas equipes, tanto masculina, quanto feminina no campeonato. O incentivo deu certo: de 3 times femininos em 2021 para 8 em 2022. “A CBDU sempre teve a tradição de apoiar o esporte feminino. Não é à toa que nós já organizamos a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino, o Primeiro Mundial de Futsal Feminino, e agora o JUBs Futebol. Este histórico, mais os benefícios, são fatores chaves para garantir igualdade nas competições”, explica o diretor de esportes e eventos da Confederação, Alessandro Battiste. 

Jogando em casa, a capitã do time goiano, Samara Guimarães é um dos destaques da modalidade: ela foi artilheira da última edição e garantiu o ‘Troféu Melhores do Ano 2021’ da CBDU. “Defender o título aqui em casa, em Goiânia, com o apoio da nossa torcida, dos nossos familiares, têm tudo pra gente fazer um belo campeonato”, conta a aluna-atleta que prometeu, junto com o time, fazer com que a medalha de ouro fique no Goiás. 

Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira (18), último dia da fase de grupos, a equipe enfrentou a Uniateneu, do Ceará, que esteve colada no time goiano na tabela durante toda a competição, já que também venceu os dois primeiros jogos. O confronto foi no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, e terminou com o placar de 6 a 1 para o time da casa. “Vão ter muito mais gols ainda, já teve até cavalinho por cima da goleira. Nós temos a probabilidade de sermos campeãs e vamos correr atrás disso, é essa a nossa meta”, promete a atacante cearense, Adrian Alves. 

O próximo jogo é nesta sexta-feira (20), no Estádio Abrão Manoel da Costa, em Trindade. O confronto é decisivo para definir quem vai para a final dos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol, com a chance de representar o Brasil na Pan-americano Universitário, que será realizado em outubro deste ano no México. O duelo será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da CBDU. 

Veja Também