Grêmio a um empate do tri da Libertadores

Equipe gaúcha faz decisão contra Lanús, na Argentina, em busca do título da competição

Postado em: 29-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Grêmio a um empate do tri da Libertadores
Equipe gaúcha faz decisão contra Lanús, na Argentina, em busca do título da competição

*Luiz Felipe

Continua após a publicidade

Estádio La Fortaleza, às 21h45. O campeão da Libertadores de 2017 será finalmente conhecido hoje, no confronto entre Grêmio e Lanús, em solo argentino. O time gaúcho possui a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e qualquer empate consolida o tricampeonato para o clube tricolor.

A partida de ida da decisão terminou com um placar favorável aos gremistas. Com gol marcado por Cícero, o embate terminou em polêmica após jogadores do Grêmio reclamarem com a arbitragem acerca de um pênalti não marcado e um cartão mal aplicado para o zagueiro Kannemann, tirando-o do jogo da volta. O substituto do defensor argentino será Bressan.

O Grêmio alcançou neste ano a quinta final de Libertadores de sua história. Com dois títulos conquistados, em 1983 e 1995, o tricolor gaúcho busca o tricampeonato contra uma equipe que chegou à sua primeira final de Libertadores.

A escalação para a grande decisão de logo mais não deve apresentar muitas mudanças em relação ao jogo de ida. A única baixa confirmada é a do zagueiro Kannemann. No Lanús, o zagueiro Diego Braghieri tomou o terceiro cartão amarelo e também está suspenso.

O caminho gremista até a final passou por altos e baixos. Na fase de grupos, o Grêmio terminou em primeiro lugar, dois pontos acima do segundo colocado. Nas oitavas de final, o time foi econômico e eliminou o Godoy Cruz, vencendo os jogos por 1 a 0 e 2 a 1. Nas quartas, o Botafogo foi despachado. Na semifinal, o Grêmio bateu o Barcelona de Guayaquil após triunfar por 3 a 0 no primeiro jogo, na casa do adversário.

O Lanús, atual campeão argentino, teve uma trajetória mais emocionante. Tendo se classificado também em primeiro no seu grupo, o Lanús eliminou o The Strongest com dificuldades e depois bateu o San Lorenzo nos pênaltis, pelas quartas. Na semifinal, os argentinos derrotaram o rival River Plate após virada histórica no Estádio La Fortaleza, virando o jogo e aplicando 4 a 2 no adversário.

Um possível título do Grêmio pode consagrar o treinador Renato Gaúcho como primeiro brasileiro a vencer a Libertadores como técnico e jogador. O Lanús, por sua vez, busca o título inédito da competição mais importante do continente. (Luiz Felipe é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Ficha técnica 

Jogo: Lanús x Grêmio Local: Estádio La Fortaleza, às 21h45, em Buenos Aires. Árbitro: Enrique Caceres (Paraguai). Assistentes: Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai) 

Lanús: Esteban Andrada; José Gómez, García Guerreño, Marcelo Herrera e Velázquez; Román Martínez, Iván Marcone e Nicolas Pasquini; Lautaro Acosta, Alejandro Silva e José Sand

Técnico: Jorge Almirante

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Pedro Geromel e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios 

Técnico: Renato Gaúcho 

Veja Também