Atlético Goianiense e volante do sub-20 registram B.O. por caso de racismo

Na última quarta-feira (8), Atlético Goianiense e Trindade empataram no jogo de ida de uma das semifinais do Campeonato Goiano Sub-20. A partida, que terminou 0 a 0, não ficou marcada pelo futebol em si, mas, sim, por um caso de racismo contra um atleta do Dragão.

Postado em: 09-06-2022 às 20h12
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético Goianiense e volante do sub-20 registram B.O. por caso de racismo
O volante Gustavo registou um boletim de ocorrência após ter sido vítima de um ato de racismo em um jogo do Goianão Sub-20 | Foto: Arquivo pessoal

Na última quarta-feira (8), Atlético Goianiense e Trindade empataram no jogo de ida de uma das semifinais do Campeonato Goiano Sub-20. A partida, que terminou 0 a 0, não ficou marcada pelo futebol em si, mas, sim, por um caso de racismo contra um atleta do Dragão. Quando o jogo registrava 39 minutos do primeiro tempo, o volante Gustavo disse ao árbitro Artur Morais que teria sido chamado de “negão” e de “macaco” por um membro da comissão técnica do Tacão.

Na tarde desta quinta-feira (9), o jogador, junto do advogado e diretor administrativo do Rubro-Negro, Marcos Egídio, esteve no Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), onde registrou um boletim de ocorrência e falou sobre o ocorrido.

“Ele falou assim: o que foi, negão? O que foi, macaco? Foi quando eu paralisei. Fiquei triste, sem reação. Eu só olhei para ele e questionei o motivo disso. Meus companheiros relataram para o árbitro, até porque eu nem tive reação. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Os meninos do Trindade vieram me abraçar. Achei muito bonito, mas aquilo me tirou do jogo”, disse Gustavo.

Continua após a publicidade

O acontecimento também foi relatado por Artur Morais na súmula do confronto. De acordo com o árbitro, as ofensas teriam vindo de um torcedor que se encontrava atrás do auxiliar Genivaldo Oliveira. As injúrias, segundo descrito por Morais, foram claras, tanto que todas as pessoas próximas conseguiram escutar.

“Aos 39 minutos do primeiro tempo após a cobrança de um arremesso lateral em favor da equipe do Atlético clube Goianiense um torcedor que se encontrava de camiseta em tom escuro na arquibancada atrás do assistente dois senhor Genivaldo Oliveira e próximo a o local do arremesso lateral proferiu de forma clara, que todos que estavam próximo ao local puderam escutar, inclusive eu, a seguinte ofensa: NEGÃO SEU MACACO em direção ao campo e ao atleta Senhor Gustavo Santos assunção número 8 da equipe do Atlético Clube Goianiense”, relatou Artur Morais.

Através das redes sociais, o Trindade e a Federação Goiana de Futebol (FGF) manifestaram seu apoio a Gustavo e repudiaram o acontecimento. Além disso, o Tacão se colocou à disposição das autoridades para ajudar no caso.

Veja Também