Tecnologia do ‘impedimento automático’ estreia na final da Supercopa

A estreia do instrumento acontece nessa quarta-feira (10) no duelo entre Real Madrid x Frankfurt.

Postado em: 10-08-2022 às 16h17
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia do ‘impedimento automático’ estreia na final da Supercopa
A estreia do instrumento acontece nessa quarta-feira (10) no duelo entre Real Madrid x Frankfurt. | Foto/Reprodução

A Supercopa da Europa inicia uma nova era no futebol: a tecnologia do sistema de impedimento semiautomático. A estreia do instrumento acontece nessa quarta-feira (10) no duelo entre Real Madrid x Frankfurt. A confederação europeia adotará esta ferramenta já na fase de grupos da Champions League de 2022/23. O sistema de impedimento semiautomático é uma tecnologia com diversas câmeras para rastrear melhor as extremidades dos jogadores e estabelecer o momento preciso do passe dado ao atacante.

As inovações tecnológicas ganharam força no futebol nos últimos anos após a aplicação do árbitro de vídeo (VAR) nas partidas por todo o mundo. Agora, a novidade fica por conta dos impedimentos, que passarão a funcionar de maneira semiautomática. A Uefa acompanhará a Fifa, que anunciou no início de julho o uso desta tecnologia já na Copa do Mundo de 2022.

“A Uefa está constantemente procurando por novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Esse sistema inovador vai permitir às equipes de VAR determinar situações de impedimento rapidamente, com mais precisão, aumentando a fluidez do jogo e a consistência das decisões”, declarou, em nota, o chefe de arbitragem da Uefa, Roberto Rosetti.

Continua após a publicidade

Partida entre as duas equipes começou agora às 16:00.

Veja Também