Taça das Favelas 2022 começa neste sábado, em Senador Canedo

Taça das Favelas, organizada pela CUFA, terá cerimônia de abertura em Senador Canedo e jogadores destaques irão disputar edição nacional em São Paulo

Postado em: 19-08-2022 às 14h15
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Taça das Favelas 2022 começa neste sábado, em Senador Canedo
Com 80 equipes na disputa, sendo 61 masculinas e 19 femininas, a Taça das Favelas de 2022 tem início marcado para este sábado (20) | Foto: Divulgação

Começa neste sábado (20/8), às 8 horas, no estádio Plínio José de Souza, em Senador Canedo, a Taça das Favelas Goiás 2022. É o início da realização do sonho de milhares de meninos e meninas que terão a oportunidade de jogar futebol no maior campeonato do mundo destinado a jovens de periferias.

A cerimônia de abertura vai acontecer no próprio estádio e a bola começa a rolar às 10 horas. Neste fim de semana serão oito jogos no sábado e dez jogos no domingo (21), todos no local da abertura. No próximo fim de semana, nos dias 27 e 28 de agosto, as partidas serão realizadas em Aparecida de Goiânia.

Mais de 300 equipes se inscreveram para a edição deste ano, porém, foram aprovadas para disputar o campeonato 61 seleções na categoria masculina e 19 na categoria feminina, que representam 80 comunidades de Goiânia, Aparecida, Senador Canedo e região metropolitana. Os destaques da competição serão convocados para a seleção goiana que participará da edição nacional da Taça das Favelas, que será realizado em São Paulo. A final do nacional acontece dois dias antes do início da Copa do Mundo do Qatar e terá transmissão ao vivo em rede nacional.

Continua após a publicidade

Regulamento

Na categoria masculina o elenco tem que ser formado com jogadores de 17 anos e cada time pode inscrever três atletas com 18 anos. Já na categoria feminina, as jogadoras precisam ter no mínimo 14 anos e não tem limite de idade. Cada seleção pode inscrever até 25 atletas, mas para o jogo só podem ir 16.

Na categoria masculina passarão para a segunda fase o primeiro de cada grupo e os 11 melhores times que ficarem na segunda colocação, totalizando 32 times. Já no feminino passarão os sete primeiros e apenas a melhor seleção entre todas as que ficarem na segunda colocação.

Buscando privilegiar a boa conduta, o primeiro critério de desempate será o número de pontos e, na sequência, o número de cartões vermelhos, cartões amarelos, e por fim, número de vitórias e saldo de gols.

Reconhecimento nacional

A Taça das Favelas já é uma realidade no cenário futebolístico nacional e tem, como embaixador, o pentacampeão mundial pela seleção brasileira, Cafu. No lançamento do campeonato em Goiás, os ex-craques e campeões mundiais de clube, Josué e Fabão, prestigiaram a cerimônia. Já no sorteio dos grupos, quem compareceu foi o ídolo, capitão Lúcio, também pentacampeão mundial pelo Brasil e o atacante Walter.

A Taça das Favelas foi responsável por revelar jogadores que hoje são destaque nos grandes clubes do país, como o volante Patrick de Paula, hoje no Botafogo. Em Goiás, o meia Kauê, campeão da Taça em 2021, pertence ao elenco profissional do Atlético Clube Goianiense. Entre as meninas, destaque pra a meia Samara, que hoje veste a camisa do Vila Nova.

Veja Também