Maior dirigente da história do Goiás, Hailé Pinheiro morre aos 86 anos

Em nota, o Esmeraldino afirmou que a morte do mandatário, que lutava contra um câncer na garganta, aconteceu por volta das 11h30, ao lado de sua família

Postado em: 07-09-2022 às 14h19
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Maior dirigente da história do Goiás, Hailé Pinheiro morre aos 86 anos
Hailé Pinheiro, que lutava contra um câncer na garganta, morreu no fim da manhã desta quarta-feira (7), aos 86 anos | Foto: Futebol de Goyaz

O Goiás Esporte Clube está de luto. Morreu, no fim da manhã desta quarta-feira (7), aos 86 anos, Hailé Pinheiro, o maior dirigente da história do clube. Em nota, o Esmeraldino afirmou que a morte do mandatário, que lutava contra um câncer na garganta, aconteceu por volta das 11h30, ao lado de sua família. Além disso, o time alviverde informou que o velório acontecerá no estádio que leva seu nome, o Hailé Pinheiro, que também é conhecido como Serrinha.

Quem foi Hailé Pinheiro?

Natural da cidade de Itaberaí, no interior do Estado de Goiás, Hailé Selassié de Goiás Pinheiro nasceu no dia 13 de junho de 1936. Ainda na infância, mudou-se para Goiânia, onde seria peça fundamental na história do Goiás Esporte Clube, no qual chegou a convite do primo Olinto Pinheiro de Abreu.

Continua após a publicidade

O primeiro mandato de Hailé Pinheiro como presidente do Esmeraldino aconteceu no ano de 1963, quando o dirigente tinha 26 anos. Dali em diante, ajudou no crescimento do clube no cenário nacional. Além da presidência executiva, exerceu também a função de presidente do conselho deliberativo, chegando a ocupar as duas funções ao mesmo tempo.

Em junho, Hailé deixou o conselho deliberativo e, pela primeira vez, desde 1963, ficou sem cargo no Goiás. Atualmente, seu sobrinho, Edminho Pinheiro, é o responsável pela função, enquanto que seu filho Paulo Rogério Pinheiro ocupa o cargo de presidente executivo.

Homenagens

Assim que o Goiás confirmou a morte de Hailé Pinheiro, clubes, dirigentes e jogadores foram às redes sociais e homenagearam o dirigente. Através de uma nota oficial, o Vila Nova lamentou profundamente a morte de Hailé Pinheiro, classificando-o como uma das principais figuras do futebol goiano. Em sua conta oficial no Twitter, o presidente do Colorado, Hugo Jorge Bravo, também fez questão de exaltar o mandatário.

Além de lamentar, o Atlético Goianiense fez questão de ressaltar a importância de Hailé Pinheiro para a história do Goiás. De acordo com o post feito pelo Dragão, no Twitter, “Hailé Pinheiro alavancou o coirmão Goiás e fortaleceu o futebol no Estado de Goiás”. O presidente Adson Batista, em seu perfil oficial, também lamentou e afirmou que Pinheiro foi o maior dirigente do futebol goiano, servindo como inspiração para todos do Rubro-Negro.

Quem também manifestou suas condolências foi o atacante Michael, que atuou pelo Goiás de 2017 e 2019 e que, atualmente, defende o Al Hilal, da Arábia Saudita. Em texto publicado em sua conta no Instagram, o camisa 11 disse que Hailé Pinheiro foi como um amigo, um avô, um irmão e até mesmo um psicólogo para ele e afirmou que o que ele é hoje é graças ao dirigente, que o amou e acreditou em seu futebol, quando ele atuava pelo Goianésia.

Veja Também