176 atletas representarão o Estado de Goiás nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

A edição de 2022 da principal competição de desporto universitário do Brasil ocorrerá do dia 18 ao dia 25 de setembro, em Brasília

Postado em: 15-09-2022 às 08h30
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: 176 atletas representarão o Estado de Goiás nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)
Em 2021, o time de futsal masculino da UniRV conquistou a medalha de prata na competição | Foto: FGDU

Principal competição de desporto universitário do Brasil, a etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começa no próximo final de semana, em Brasília. A edição de 2022, que ocorrerá do dia 18 ao dia 25 de setembro, receberá mais de sete mil atletas, que estarão representando seus Estados e suas universidades. Destes, 176 competirão por Goiás, que será representado por oito faculdades.

Ao todo, entre acadêmicas, olímpicas, paralímpicas e eletrônicas, serão 30 modalidades em disputa. A novidade fica por conta do breakdance. Incluído entre as modalidades olímpicas e que fará sua estreia nas Olimpíadas de 2024, em Paris, o esporte estreia no JUBS. Além disso, o torneio conta com o retorno do skate e cheerleading após um período de hiato.

Das 30 modalidades do JUBs de 2022, o Estado de Goiás competirá em 18. Nas disputas coletivas, a UniRV e a UniEvangélica representarão Goiás no basquete, no futsal, no handebol e no vôlei. Já nas disputas individuais, o Estado estará representado por outras seis universidades diferentes: Estácio, FacUnicamps, UEG, UFG, Universo e Unopar.

Continua após a publicidade

As modalidades individuais com representantes goianos serão: atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, games, judô, karatê, natação, parabadminton, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, wrestling e xadrez. Além dos 176 atletas, o Estado de Goiás levará também 25 treinadores e seis dirigentes, totalizando 207 pessoas em sua delegação.

Bolsa Atleta

Nas modalidades olímpicas e paralímpicas, os resultados do JUBs são elegíveis para pleitear o Bolsa Atleta. O Bolsa Atleta é voltado para dar suporte a atletas de alto rendimento que se destacam nas principais competições do calendário nacional. O edital de 2022 contempla 6.773 esportistas a partir de um investimento anual de R$ 129,5 milhões.

Veja Também