Reta decisiva do Goianão está prestes a começar

Nos cinco últimos jogos da competição as equipes enfrentam aquelas que figuram em seus próprios grupos

Postado em: 27-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Reta decisiva do Goianão está prestes a começar
Nos cinco últimos jogos da competição as equipes enfrentam aquelas que figuram em seus próprios grupos

Luiz Felipe Mendes*

Continua após a publicidade

O Campeonato Goiano alcançou seu momento decisivo. A cinco rodadas do fim da primeira fase, o estadual terá agora confrontos entre times de uma mesma chave, diferentemente dos dois turnos anteriores. O Goiás está praticamente classificado, enquanto Rio Verde, Itumbiara e Anápolis vivem situação dramática.

Líder do Grupo A e dono da melhor campanha da competição, o Goiás precisa de muito pouco para se classificar antecipadamente às semifinais do campeonato. Com 23 pontos conquistados, se o alviverde vencer pelo menos dois de seus quatro próximos compromissos, estará garantido na próxima fase.

O Vila Nova, por sua vez, não pode relaxar, apesar de ser o único time invicto do Goianão. A grande quantidade de empates prejudicou um pouco a equipe, que tem 18 pontos, no Grupo B. O alvirrubro depende só de si, mas qualquer vacilo pode ajudar os adversários diretos, como Aparecidense, Grêmio Anápolis e Iporá.

O Atlético começou o Campeonato Goiano de maneira pífia, mas nas últimas rodadas vem se recuperando. Nas últimas quatro partidas, não perdeu nenhuma, com duas vitórias e dois empates. Com 12 pontos, o Dragão deve fazer a sua parte e torcer contra os times de maior pontuação, os mesmos que podem dar trabalho ao Vila Nova.

Quanto aos demais participantes, Iporá e Anapolina (Grupo A) e Aparecidense e Grêmio Anápolis (Grupo B) são as que mais estão no páreo em busca da classificação. A Aparecidense tem 16 pontos, e se vencer os confrontos diretos contra Vila Nova e Grêmio Anápolis, dificilmente não avança de fase. Iporá e Grêmio Anápolis possuem ambos 15 pontos, e precisam garantir suas pontuações e torcer por uma combinação de resultados. Já a Anapolina, com 14, quer surpreender os membros de seu próprio grupo.

Itumbiara, Anápolis e Rio Verde vivem uma situação à parte. No Grupo A, o Rio Verde é dono do pior desempenho da competição, com apenas uma vitória e cinco pontos na conta. Pelo Grupo B, Itumbiara e Anápolis têm sete pontos, também em situação dramática. De acordo com o regulamento, os clubes que amargarem as duas piores campanhas serão rebaixados à divisão de acesso. Hoje, seriam Rio Verde e Anápolis.

A 11ª rodada do Goianão tem os jogos marcados para o próximo fim de semana, no sábado e no domingo. Nesta fase do torneio, com cinco jogos, a cada rodada dois times descansam. Os primeiros a contar com folga são Goiás e Itumbiara. (Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Veja Também