Goiás e Coritiba medem forças em confronto de equilíbrio

As duas equipes, que jogam hoje no Serra Dourada, já se enfrentaram 32 vezes, com pequena vantagem dos paranaenses

Postado em: 28-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás e Coritiba medem forças em confronto de equilíbrio
As duas equipes, que jogam hoje no Serra Dourada, já se enfrentaram 32 vezes, com pequena vantagem dos paranaenses

Luiz Felipe Mendes*

Continua após a publicidade

Pela Copa do Brasil, o Goiás terá mais um desafio pela frente. O adversário da vez é o Coritiba e a partida será hoje, às 19h30, no Serra Dourada. Diferentemente das outras partes do torneio, a terceira fase da competição será disputada em dois jogos – o segundo confronto entre os alviverdes será em Curitiba. Vale lembrar que gol fora de casa não é critério de desempate.

A venda de ingressos para o embate será um pouco diferente. Apesar de manter os preços de R$50 (cadeiras) e R$ 30 (arquibancadas), o clube fará uma promoção especial para as mulheres. A cada ingresso comprado, os torcedores ganham uma entrada extra para o público feminino. Além disso, quem registrar o Goiás em bilhete da Timemania paga meia-entrada.

No histórico do confronto, em todas as partidas oficiais, a vantagem é do Coritiba. Em 32 jogos, são 11 vitórias paranaenses, contra 10 dos goianos e 11 empates. Um embate equilibrado até mesmo nos gols marcados – 40 do Coritiba contra 39 do Goiás. Na Copa do Brasil, os dois já se enfrentaram duas vezes, em 2001: empate por 1 a 1 em Goiânia e vitória do Coritiba por 4 a 3, no sul. Naquela ocasião, o Coxa eliminou o Goiás.

Na primeira fase da Copa do Brasil, Goiás e Coritiba avançaram sob circunstâncias diferentes. Os goianos venceram o Sinop-MT, fora de casa, por 1 a 0, enquanto os paranaenses ficaram no empate com o Parnahyba-PI, por 1 a 1, marcando o gol da classificação nos últimos minutos da partida. De acordo com o regulamento, qualquer empate classificaria os visitantes.

Na segunda fase, os papéis se inverteram. Enquanto o Coritiba avançou tranquilamente, derrotando o Uberlândia por 2 a 0, em Minas, a classificação do Goiás foi dramática. Após empate sem gols no tempo regulamentar, o alviverde só conseguiu despachar o Boa Esporte nos pênaltis, em noite inspirada de Marcelo Rangel.

O treinador Hélio dos Anjos, que acompanhou o confronto entre Uberlândia e Coritiba, falou um pouco sobre o adversário de hoje. “É uma equipe com juventude, força nas laterais, volante excepcional, defesa com qualidade. Estou preocupado com esse adversário”, disse o técnico esmeraldino. 

O comandante do Goiás continuou, traçando um paralelo com o jogo contra o Boa Esporte, no Serra. “Pelo menos (os jogadores do Coritiba) não vão “atravessar um trem” na frente da grande área como fez o Boa Esporte. Só que isso não significa que vai ser mais fácil. Vai ser mais difícil pela qualidade deles”, concluiu. (Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Veja Também