Goiás anuncia a contratação do técnico Guto Ferreira

Além dele, os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello e o preparador físico Valdir Nogueira Júnior também chegam para compor a comissão técnica

Postado em: 11-12-2022 às 18h41
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás anuncia a contratação do técnico Guto Ferreira
O treinador Guto Ferreira, de 57 anos, foi demitido pelo Coritiba e, no mesmo dia, acertou com o Goiás | Foto: Coritiba FC

Prestes a iniciar sua pré-temporada, o Goiás definiu seu treinador para o ano que vem. Na noite da última sexta-feira (9), o Esmeraldino usou as redes sociais para confirmar a contratação de Guto Ferreira, de 57 anos, que havia sido demitido pelo Coritiba poucas horas antes do anúncio feito pelo clube goiano. Além dele, os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello e o preparador físico Valdir Nogueira Júnior também chegam para compor a comissão técnica.

Natural da cidade de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, Guto Ferreira começou sua carreira como técnico no ano de 2000, quando comandou o Internacional. Do time gaúcho, o profissional foi para o Noroeste, de Bauru. Na sequência, teve as primeiras e, até aqui, únicas experiências fora do país. Em Portugal, dirigiu o Penafiel e o Naval.

Em seu retorno ao Brasil, Guto Ferreira alternou entre treinador, coordenador técnico, auxiliar técnico e observador até que, em 2011, assumiu o Mogi Mirim, fazendo a carreira deslanchar de vez. Dali em diante, o comandante passou por diversos clubes. Dentre eles, a Ponte Preta, a Portuguesa, o Figueirense, a Chapecoense, o Bahia, o Internacional, o Sport, o Ceará e, mais recentemente, o Coritiba.

Continua após a publicidade

Na temporada de 2022, Guto dirigiu o Tricolor de Aço e o Coxa. Ao todo, foram 48 jogos e 21 vitórias. Sua conquista mais recente foi a Copa do Nordeste de 2020, conquistada com o Ceará. Três anos antes, ele já havia sido campeão com o Bahia. Além disso, também já foi campeão baiano, campeão pernambucano, campeão catarinense e campeão gaúcho.

No Goiás, Guto Ferreira chega com a missão de comandar o Esmeraldino em quatro competições diferentes. Isso porque, no ano que vem, o clube disputará, além do Campeonato Goiano, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Americana, algo que não acontecia desde 2020, quando foi eliminado pelo Sol de América, do Paraguai, na primeira fase.

Contratações

Às vésperas de iniciar sua pré-temporada, o Goiás segue no mercado. Nos últimos dias, surgiram rumores de que o Esmeraldino tem interesse em reforçar seu elenco com dois nomes. O primeiro deles é o meia Felipe, do Fortaleza. E o segundo é o goleiro Ezequiel, que está sem clube depois de deixar o Cruzeiro.

No primeiro caso, a informação é do jornalista Venê Casagrande, que afirma que os clubes já acertaram os detalhes da negociação e que o atleta será repassado ao Goiás por empréstimo. Já a segunda informação é do jornalista Samuel Venâncio. Como o arqueiro rescindiu seu contrato com a Raposa, ele está livre para acertar, em definitivo, com o Esmeraldino.

Veja Também