Quem é Ancelotti, possível substituto de Tite sem experiência com seleções

Ancelotti tem 27 anos como técnico e acumula diversos campeonatos internacionais, mas nunca foi comandante de uma seleção

Postado em: 13-12-2022 às 10h46
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é Ancelotti, possível substituto de Tite sem experiência com seleções
Ancelotti tem 27 anos como técnico e acumula diversos campeonatos internacionais, mas nunca foi comandante de uma seleção | Foto: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

A derrota nas quartas de finais da Copa do Mundo do Catar deu fim a era Tite no comando da seleção brasileira. Para assumir a vaga já são cotados nomes de técnicos brasileiros e estrangeiros, entre eles o de Carlo Ancelotti.

Aos 63 anos, o italiano Ancelotti tem 27 anos como técnico e acumula diversos campeonatos internacionais, mas nunca foi comandante de uma seleção.

Ele possui no currículo cinco títulos nacionais. Além disso, é dono de um feito exclusivo. É o único treinador no mundo a ter conquistado as cinco principais ligas europeias.

Continua após a publicidade

Leia também: Tite afirma que encerra seu ciclo na seleção brasileira em paz

Ganhou a Serie A italiana com o Milan, em 2003-04; a Premier League com o Chelsea, em 2009-10; a Ligue 1 com o PSG, em 2012-13; a Bundesliga com o Bayern de Munique, em 2016-17, e a La Liga com o Real Madrid, em 2021-22. Pelo sucesso neste último ano com o clube espanhol, foi escolhido pela Fifa como o melhor técnico da temporada.

Sua trajetória com os campos começou ainda como jogador. Foi meio-campista com passagens por Parma, Roma e Milan e, em seguida, trocou de lado e virou treinador.

Ao todo, já são 24 títulos ao longo da carreira. Ou seja, praticamente um por ano. Destes, quatro são Liga dos Campeões da Europa (duas com o Milan, em 2002-03 e 2006-07; e outras duas com o Real Madrid, em 2013-14 e 2021-22).

Outros cotados

Além de Ancelotti, são cotados nomes como os de Jorge Jesus, ex-Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras. Também os brasileiros Cuca e Dorival Junior, que acabou de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores com o Flamengo. Em comum, o fato de terem forte ligação com o futebol brasileiro.

Veja Também