Brasil bate Alemanha e confiança aumenta

No primeiro confronto entre os dois depois do 7 a 1, a seleção brasileira contou com gol de Gabriel Jesus para derrotar os alemães

Postado em: 28-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil bate Alemanha e confiança aumenta
No primeiro confronto entre os dois depois do 7 a 1, a seleção brasileira contou com gol de Gabriel Jesus para derrotar os alemães

Luiz Felipe Mendes*

Continua após a publicidade

Tudo bem que não foi em uma Copa do Mundo, tampouco um jogo oficial. Porém, era essencial uma vitória neste confronto para que a seleção seguisse cada vez mais confiante para o Mundial, a ser disputado daqui a menos de três meses. No Estádio Olímpico, em Berlim, o Brasil venceu a Alemanha por 1 a 0, com gol de Gabriel Jesus, no primeiro embate entre as duas depois do icônico 7 a 1.

O amistoso marcou a última partida da equipe de Tite antes da convocação final para a Copa do Mundo, a qual será feita na primeira semana de maio. Antes do torneio, no entanto, o Brasil ainda enfrenta a Croácia e a Áustria, nos dias 3 e 10 de junho, respectivamente.

O jogo

O esperado embate foi dividido em muitos momentos por blocos. No início do primeiro tempo, a seleção brasileira tomava a iniciativa, mas seguia presa na ótima marcação alemã, que não dava espaço para o meio de campo do Brasil pensar. Ainda assim, a primeira chance surgiu aos 10 minutos, em jogada de Coutinho. Entretanto, aos 16 o atacante Sané tocou para Draxler, que cruzou para trás. O volante Gündogan chutou sem direção.

A resposta veio em seguida, com Paulinho. Contudo, a Alemanha tomou conta da partida e chegava com mais perigo à área brasileira, mas não conseguia finalizar e ameaçar totalmente o goleiro Alisson. Aos 36, ótimo contra-ataque do Brasil. Willian lançou Gabriel Jesus, que avançou, limpou a marcação e, dentro da grande área, chutou para fora, perdendo grande chance.

A redenção viria exatamente um minuto depois. Fernandinho roubou a bola na intermediária, tocou para Willian, que cruzou para a área, na cabeça de Gabriel Jesus. Desta vez, o camisa 9 não perdoou e contou com uma pequena ajuda do goleiro Trapp para abrir o marcador: 1 a 0 para o Brasil. O primeiro tempo terminou com a vantagem da equipe canarinho.

A segunda etapa foi mais agitada. O técnico Joachim Löw promoveu alterações, e o jogo ficou cada vez mais aberto. Coutinho tentou, Jesus perdeu, e a Alemanha tocava a bola no ataque. A única intervenção mais complicada do goleiro Alisson ocorreu aos 46, com chute de fora da área de Draxler, que o arqueiro brasileiro espalmou para escanteio. O juiz apitou o fim de jogo, e os atletas vencedores receberam o resultado com expressões sérias e concentradas. Uma ótima tarde para nós, que ainda vimos a nossa rival Argentina sofrer uma goleada de 6 a 1 diante da Espanha. (*Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Ficha técnica 

Alemanha 0 x 1 Brasil 

Local: Estádio Olímpico, às 15h45, em Berlim, na Alemanha. Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia). Assistentes: Mathias Klasenius (Suécia) e Daniel Wärnmark (Suécia). Gol: Gabriel Jesus, aos 37’ do 1º tempo. Público: 72.717 pessoas. 

Alemanha: Trapp; Plattenhardt, Rüdiger, Boateng (Süle) e Kimmich; Gündogan (Werner),Kross, Goretzka (Brandt), Draxler e Sané (Stindl); Mario Gómez (Sandro Wagner)

Técnico: Joachim Löw

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Fernandinho e Paulinho; Willian, Coutinho (Douglas Costa) e Gabriel Jesus

Técnico: Tite 

Veja Também