Técnico brasileiro está invicto em seu primeiro trabalho como treinador principal na Tailândia

Criado em Brasília, Gabriel Magalhães tem três vitórias e doi empates na temporada

Postado em: 16-02-2023 às 23h15
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Técnico brasileiro está invicto em seu primeiro trabalho como treinador principal na Tailândia
O treinador, de 39 anos, comanda o Chiangrai United, da Tailândia | Foto: Divulgação

Ser um técnico de futebol brasileiro e trabalhar fora do país é um dos feitos mais difíceis nos tempos de hoje. Inúmeros são os profissionais que tentam extrapolar as fronteiras de nosso país mas não conseguem realizar o feito. Porém, na Premier League da Tailândia (a elite do futebol no país) existe um técnico brasileiro que está aproveitando muito bem sua primeira oportunidade. Criado em Brasília, Gabriel Magalhães, de 39 anos, comanda o Chiangrai United.

A equipe do brasileiro ocupa a quinta colocação do campeonato nacional e está nas quartas de final da Copa da Tailândia. Magalhães foi contratado em 2022 para ser auxiliar técnico da equipe principal e treinador da equipe B. No início de 2023, ascendeu ao cargo de treinador do time principal e está invicto desde então (em cinco jogos são três vitórias e dois empates). Na competição por pontos corridos sua equipe briga por uma classificação na para Champions League da Ásia; já na Copa, brigam pelo título, que seria o terceiro na história do clube e também daria uma classificação ao torneio continental (o que aconteceu neste ano). Mas, antes de chegar ao Chiangrai United, Gabriel Magalhães teve que receber sua primeira oportunidade no país asiático, algo que surgiu a partir de Alexandre Gama, brasileiro muito vitorioso na Tailândia.

“Em 2015 iniciei os cursos da CBF Academy e tive o prazer de conhecer o técnico Alexandre Gama, que viria a ser o treinador mais vencedor aqui na Tailândia. Anos passaram e, recentemente, em 2021, abriu uma vaga na comissão dele para trabalhar no Buriram. Ele queria alguém mais jovem para auxiliá-lo com a parte de tecnologia nos jogos. Como eu trabalhei como analista de desempenho e coordenador de análise no Corinthians, tenho um pouco de conhecimento na área. Poucos dias depois, o dirigente do clube me ligou, acertamos e foi assim que surgiu minha primeira experiência aqui na Tailândia”, disse o treinador.

Continua após a publicidade

Porém, foi no Brasil que Gabriel Magalhães teve suas primeiras experiências como auxiliar e treinador. Trabalhou nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Fortaleza, Maranhão e no Distrito Federal. Entre 2016 e 2020, teve sua experiência mais importante: no Corinthians, um dos maiores clubes do Brasil, como coordenador de análise de desempenho. Lá conseguiu aprender muito sobre o alto nível do futebol profissional e, no mesmo período, fazer o curso da Licença PRO para treinadores de futebol da CBF Academy.

“Sempre estudei muito em toda minha carreira e compreendi que esse era o caminho para a evolução como profissional. Além disso, passei por 17 clubes na carreira e conheci muita gente; muitos treinadores, auxiliares, dirigentes, scouts… acredito que isso tenha sido crucial para ter a experiência que tenho hoje. Além disso, a estrutura fornecida pelo clube, a qualidade dos atletas e o bom relacionamento que tenho com todos também é muito importante. A comissão que me acompanha também é altamente capacitada”, disse o treinador.

Aproveitando muito bem a sua maior oportunidade da carreira, Magalhães sabe da responsabilidade de representar a tradição do futebol brasileiro diante de um país e cultura diferentes para poder abrir portas para mais profissionais qualificados que temos por aqui.

“Levo como uma grande responsabilidade(representar o futebol brasileiro no exterior), pois trabalhar em um clube gigante da Tailândia não é fácil, ainda mais por ser um time que frequentemente disputa a Champions da Ásia. Sei que não são todos os treinadores que possuem essa oportunidade de trabalhar fora do Brasil, então fico muito feliz por ter tido a minha primeira chance ainda jovem, com 37 anos. Quero seguir fazendo meu trabalho agora como treinador e conquistar grandes coisas por aqui”, completou.

Com Gabriel Magalhães no comando, o Chiangrai United tem cerca de mais 15 jogos na atual temporada e entra em campo no próximo sábado, diante do Khon Kaen United, pela 20ª rodada da Premier League. A bola rola às 8h, no horário de Brasília.

Veja Também