FGF decide por não utilização do VAR Light nos jogos de ida das quartas de final do Goianão

A tecnologia já foi usada em duas partidas da atual edição do Campeonato Goiano

Postado em: 17-02-2023 às 14h50
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: FGF decide por não utilização do VAR Light nos jogos de ida das quartas de final do Goianão
Usado em duas partidas da primeira fase, o VAR Light não estará à disposição nos jogos de ida das quartas de final do Goianão | Foto: FGF

Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato Goiano, que começam na próxima terça-feira (21), não contarão com a presença do VAR Light, versão mais simples e mais barata do aparelho tecnológico usado para ajuda e correção de lances de uma partida de futebol. A informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (17) pela própria Federação Goiana de Futebol (FGF).

Por meio de uma nota, a entidade afirmou que, depois dos testes em duas partidas da nona rodada da competição estadual, foi constatado que o equipamento requer algumas melhorias para que sua implementação seja feita de forma definitiva. De acordo com o comunicado publicado pela FGF em suas redes socais, a 2Live, empresa responsável pelo funcionamento do VAR Light, segue trabalhando para implementar as melhorias apontadas e que, caso elas sejam feitas de maneira correta e num tempo hábil, o aparelho poderá ser usado nas partidas de volta das quartas de final.

Confira a nota publicada pela Federação Goiana de Futebol (FGF):

Continua após a publicidade

“A Federação Goiana de Futebol (FGF), vem informar, pela presente nota, que após a realização de dois jogos testes com o VAR Light, ocorridos nos dias 07 e 08 de fevereiro, foi constatado a necessidade de algumas melhorias visando a implementação definitiva da ferramenta. A análise e os estudos realizados pela FGF e Comissão Estadual de Arbitragem foram apresentados à empresa responsável pelo VAR Light, a fim de que as soluções e melhorias pudessem ser apresentadas.

Tendo em vista o curto prazo entre os testes e os jogos das quartas-de-final do Goianão, incluindo ainda um grande feriado neste tempo, a empresa não conseguiu fazer as adequações necessárias. Assim, a FGF informa que a tecnologia do VAR Light ainda não será utilizada nas partidas de ida das quartas de final do Goianão 2023.

Ressaltamos que a empresa responsável pelo VAR Light segue trabalhando para implementar as melhorias apontadas e que, caso o processo seja concluído em tempo hábil e a FGF entenda que há a segurança necessária para a implementação, a tecnologia poderá ser utilizada nos jogos da volta da fase quartas de final”, escreveu a FGF em suas redes sociais.

Veja Também