Futebol goiano tem três times entre os 20 mais “instáveis” no mundo na última década

O CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudos de Esporte) divulgou um estudo demonstrando os clubes mais instáveis e estáveis do mundo a partir

Postado em: 04-03-2023 às 12h38
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Futebol goiano tem três times entre os 20 mais “instáveis” no mundo na última década
Vila Nova, Goiás e Atlético-GO aparecem entre os clubes que mais usaram jogadores entre 2013 e 2022, segundo levantamento do CIES (Foto: Comunicação Vila Nova, Atlético-GO e Goiás; Arte: Ildeu Iussef)

CIES Football Observatory (Centro Internacional de Estudos de Esporte) divulgou um estudo demonstrando os clubes mais instáveis e estáveis do mundo a partir do número de jogadores utilizados em torneios nacionais entre 2013 e 2022.

O Brasil tem 15 entre os 20 clubes considerados mais instáveis. De acordo com o levantamento, Vila nova, Goiás e Atlético-GO aparecem no topo do ranking mundial, com mais de 250 atletas diferentes usados na última década.

Metodologia do Relatório

Continua após a publicidade

De acordo com a metodologia do CIES Football Observatory, os times que mais usaram jogadores são considerados os mais instáveis e os que utilizaram menos são os mais estáveis.

Os pesquisadores analisaram 75 ligas ao redor do mundo, levando em consideração apenas jogos dos campeonatos nacionais. Em alguns países, como no Brasil, divisões inferiores também entraram nos dados. No caso do futebol brasileiro, os pesquisadores avaliaram dados da Série B, mas na Inglaterra, por exemplo, até equipes da quarta divisão entraram na lista.

Clubes que mais usaram jogadores no mundo em 10 anos

Foto: Divulgação CIES Football Observatory

Ranking completo da Série A do Campeonato Brasileiro (partindo dos clubes que menos usaram para os que mais usaram jogadores)

Foto: Divulgação CIES Football Observatory

Ranking completo da Série B do Campeonato Brasileiro (partindo dos clubes que menos usaram para os que mais usaram jogadores)

No ranking da Série B, Novorizontino, Tombense, Botafogo-SP, Mirassol e Ituano não entraram na avaliação do período entre 2013 e 2022.

Foto: Divulgação CIES Football Observatory

A última atualização da pesquisa é de 22 de fevereiro deste ano e leva em consideração apenas jogos dos campeonatos nacionais.

Veja Também