A nova geração “Girl Power”: meninas buscam futuro profissional nas pistas

Com um olhar mais atento às competições do automobilismo no Brasil percebe com nitidez a presença cada vez maior das mulheres neste

Postado em: 07-03-2023 às 15h30
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>A nova geração “Girl Power”: meninas buscam futuro profissional nas pistas</strong>
Assim como nas demais áreas, as mulheres têm comemorado muitas conquistas no esporte à motor (Foto: Divulgação/Bruna Tomaselli)

Com um olhar mais atento às competições do automobilismo no Brasil percebe com nitidez a presença cada vez maior das mulheres neste universo. Babi Rodrigues, chefe da Hot Car, fez história em 2022 ao ser a primeira mulher a comandar uma equipe a triunfar na Stock Car. Já as engenheiras Rachel Loh, da A.Mattheis Ipiranga Racing e Erika Prado, da Cavaleiro Sports, se destacam na sua atuação na principal categoria brasileira.

Nesta quarta-feira (08), o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher e lembra os desafios e conquistas do movimento que, no último século, vem revolucionando e tornando a sociedade mais igualitária. Assim como nas demais áreas, as mulheres têm comemorado muitas conquistas no esporte a motor.

Reflexo disso são as pilotas que já foram anunciadas para acelerar na temporada 2023. Na Stock Series, categoria de acesso à Stock Car, Bruna Tomaselli está confirmada para defender a Motortech. A catarinense de 25 anos volta a acelerar no Brasil depois de correr nos dois últimos anos na W Series, competição de grid exclusivamente feminino que teve como palco várias pistas do Mundial de Fórmula 1.

Continua após a publicidade

Já na Fórmula 4 Brasil, categoria-escola chancelada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que estreou no país em 2022, o talento feminino agora é representado por duas meninas: Rafaela Ferreira, catarinense, de 17 anos; e Cecília Rabelo, mineira radicada em São Paulo, de apenas 15. No ano passado, Aurélia Nobels, brasileira nascida na Bélgica de 16 anos, acelerou na F4 brasileira e alcançou o destaque máximo ao vencer a seletiva FIA Girls on Track — Rising Stars.

As estreias de Rafaela Ferreira e Cecília Rabelo na Fórmula 4 Brasil e de Bruna Tomaselli na Stock Series já têm data marcada. As duas categorias abrirão a temporada no fim de semana de 23 de abril, no mais importante palco do esporte a motor no país, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Veja Também