NASCAR Brasil está repleta de atrações para a edição 2023

A NASCAR Brasil Sprint Race está repleta de novidades para o calendário, que contará com oito etapas e 18 corridas, em seis

Postado em: 08-03-2023 às 14h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>NASCAR Brasil está repleta de atrações para a edição 2023</strong>
Com novidades e incremento de regras americanas ao formato, categoria dará a largada para primeira de oito etapas em Goiânia (Foto: Divulgação)

A NASCAR Brasil Sprint Race está repleta de novidades para o calendário, que contará com oito etapas e 18 corridas, em seis diferentes circuitos brasileiros, o primeiro encontro será no dia 19 de março e o encerramento em 19 de novembro, ambas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Confira abaixo as principais novidades e como será disputado o campeonato da categoria

Premiação aos pilotos – Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos aos 10 melhores colocados em cada corrida e estes formarão uma bolsa de valores para serem premiados ao final da temporada, após as 14 corridas (12 do campeonato brasileiro e 2 do Special Edition). Além disso, os três campeões (um por divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR Awards, nos Estados Unidos, a cada temporada.

Continua após a publicidade

Descartes – Na soma total de pontos, será considerado apenas um descarte no torneio Special Edition e um no campeonato Brasil, que englobam a tabela Overall.

Divisões – A classificação dos pilotos segue da seguinte maneira:

– PRO: para pilotos profissionais;

– PROAM: para piloto ou duplas com carteira PGC-B, com experiência ou título no kartismo nacional e na Sprint Race (GP ou AM), entre outros;

– AM: para pilotos de 27 anos ou mais e pilotos convidados pelo promotor.

O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela.

Algumas das regras americanas da NASCAR vão estar presentes nas pistas brasileiras, confira!

– Fila indiana dupla: tanto as largadas das provas, como as relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento;

– “Lucky Dog”: procedimento que possibilita ao primeiro dos pilotos com uma volta de desvantagem a ficar na mesma volta do líder, aplicado uma vez por corrida quando acionado o Safety Car. Na manobra, quando autorizado pelo diretor de prova, o piloto beneficiado, deverá se posicionar atrás dos demais competidores que esteja na mesma do primeiro colocado, ficando em último nesta fila;

– Não finalizar em Safety Car: haverá autonomia ao diretor de prova para estender a corrida em uma ou duas voltas nas provas, previstas para terem duração de 25 minutos mais uma volta.

Além disso, jovens pilotos de 16 a 22 anos serão selecionados para participar o programa “Drive for Development” da NASCAR Academy Internacional Driver. A super seletiva pode premiar o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR Internacional.

Dentro destes planos, três pilotos da NASCAR Brasil serão selecionados para participar do E-NASCAR Internacional, o campeonato oficial de E-Sports da categoria.

Veja Também