Quinta-feira, 28 de março de 2024

Jogos Universitários de Goiás entra no terceiro dia de competição

Nos dois primeiros dias, foram realizadas 40 disputas entre atletas universitários que movimentam Itumbiara, no sul do Estado

Postado em: 21-04-2018 às 10h30
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Jogos Universitários de Goiás entra no terceiro dia de competição
Nos dois primeiros dias, foram realizadas 40 disputas entre atletas universitários que movimentam Itumbiara, no sul do Estado

Durante toda a competição funciona uma estrutura na Escola de Tempo Integral José Gomes Pereira para alimentação com o objetivo de atender os 600 atletas presentes, as comissões organizadora e disciplinar, além dos árbitros. Cerca de uma tonelada de alimentos – incluindo, almoço e jantar- será servida durante todos os dias dos jogos. Para se ter uma ideia, apenas quinta e sexta-feira, foram consumidos 46 quilos de feijão, 60 de arroz e 120 quilos de filé de frango.

Na tarde de hoje (21) já serão realizadas as partidas das semifinais. O encerramento dos jogos será amanhã, domingo.

Continua após a publicidade

Abertura oficial

Na noite de ontem (20), no Teatro Municipal Maria Pires Perillo, foi realizada a cerimônia oficial de abertura dos JUG’s, com a participação dos 600 atletas, autoridades e comunidade escolar.

O prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva Neto; o secretário interino de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce), Marcos das Neves; Pró-reitor da UFG, professor Igor Kopcak; a coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte, Sandra de Bessa Arantes; o Superintendente de Finanças da Seduce, Rivael Aguiar; o Superintendente Municipal de Lazer e Esporte, Lídio Mendes e o representante da Polícia Federal, Murilo Macêdo.

A Tocha Olímpica foi conduzida por Abyda Rafaela, atleta da Seleção Brasileira Feminina Júnior de Handebol e da Estácio de Sá/Força Atlética. “É uma honra poder representar todos os atletas destes Jogos”, disse.

O prefeito José Antônio, de apenas 29 anos de idade, saudou os universitários e disse que Itumbiara recebe os jogos com muita felicidade. ”Sejam muito bem-vindos todos vocês que engrandecem o desporto universitário goiano”, disse ele.

O presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, ressaltou em seu discurso que o Estado de Goiás tem realizado grandes eventos na área de esportes e todos com extremo sucesso. “Esta edição dos JUG’s, aqui em Itumbiara, é sem dúvida a melhor de todos os tempos, com elevado nível de envolvimento de todos”, afirmou Lusimar.

Marcos das Neves, secretário interino da Seduce, que representou o governador José Eliton no evento, afirmou que governo goiano faz questão de apoiar os JUG’s. “A cidade de Itumbiara está de parabéns pela receptividade, infraestrutura e pela positividade que permitiu a realização desta edição dos Jogos”.

O JUG’s

A 54ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUG’s) segue até domingo (22), na cidade de Itumbiara (GO). Ao todo, 600 atletas de 12 universidades goianas participam do evento. Nesses quatro dias de jogos, serão oferecidas seis modalidades, tanto femininas quanto masculinas: basquete, basquete 3 X 3, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. As 11 universidades inscritas são UniEvangélica, UniCerrado, Unifan, FUG, Objetivo, PUC- GO, Fara, Estácio de Sá, UEG, Universo e UFG. Ao todo, oito municípios estão representados: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Ipameri, Quirinópolis, Goiatuba, Trindade e Anápolis.

Esta é a primeira fase dos jogos, que em 2018 apresenta formato diferente. Os classificados nesta etapa vão disputar em agosto, em Brasília (DF), a etapa Regional Centro-Sul, na qual estarão as principais equipes de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. Os primeiros colocados desta segunda etapa garantem vaga para a final do JUB’s, que começa no dia 4 de novembro em Maringá (PR).

Os Jogos Universitários de Goiás são uma realização da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com o apoio do Governo de Goiás, Seduce e Prefeitura de Itumbiara. 

Veja Também