Goiás pode se redimir no confronto com o Vila

Resultado do clássico de sábado pode moldar a sequência do alviverde no Brasileirão

Postado em: 30-04-2018 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás pode se redimir no confronto com o Vila
Resultado do clássico de sábado pode moldar a sequência do alviverde no Brasileirão

Luiz Felipe Mendes*

O começo do Goiás no Campeonato Brasileiro da Série B está com um gosto bastante amargo. Ainda sem vencer em três jogos disputados, o próximo embate do alviverde na competição é justamente um clássico contra o Vila Nova, que por sua vez está com 100% de aproveitamento até aqui. Uma vitória neste sábado contra o maior adversário pode ser perfeita para a reabilitação. Por outro lado, um revés pode significar uma pequena tragédia.

Apesar do Goiás ter números amplamente superiores no histórico do confronto, nos últimos anos isso não vem se traduzindo em campo. Na Série B do ano passado, os dois empataram com o Vila sendo o mandante e o esmeraldino saiu derrotado por 2 a 0 quando não jogou como visitante. No Goianão 2018, o Goiás não conseguiu vencer o Derby do Cerrado, saindo novamente com uma derrota e um empate.

Continua após a publicidade

Se o time da Serrinha perder o jogo crucial contra o Vila pela quarta rodada do Brasileiro, o técnico Hélio dos Anjos vai balançar ainda mais no cargo, mesmo tendo recentemente vencido o estadual. O treinador vem sendo criticado pela torcida já há algumas semanas – ainda que tenha ajudado a tirar sua equipe do perigo do rebaixamento em 2017, não vence uma partida pela segunda divisão do Brasileirão há mais de seis meses.

Um dos maiores problemas da equipe goiana atualmente vem sendo a defesa. Com Eduardo Brock e David Duarte, o Goiás vem vacilando em lances decisivos. Nos três jogos da Série B, foram concedidos cinco gols, uma média de 1,6 por partida. Para tentar minar esse problema, o zagueiro Edcarlos foi contratado e estreou já como titular no empate contra o São Bento. Ainda assim, o alviverde não conseguiu segurar o resultado, após abrir o placar em Sorocaba.

O ataque também vem sofrendo com a ausência de Júnior Viçosa. Goleador, o centroavante se lesionou e terá um longo período de recuperação antes de poder estar de volta. Carlos Eduardo, um dos destaques no setor ofensivo, também sentiu e esteve fora da última partida. Os suplentes não conseguiram render em vários momentos, embora o reserva Rafinha tenha marcado o único gol do Goiás na rodada passada.

É verdade que o campeonato ainda está no início. Todavia, é preciso ligar o sinal de alerta desde agora, para que o clube não se complique no decorrer do torneio. Atualmente, está na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. Se vencer o alvirrubro, as chances de escalar algumas posições são bem grandes. Se perder, pode até mesmo terminar a rodada na lanterna. 

Veja Também