Turismo Nacional abre temporada 2023 cheia de novidades em Goiânia

Um dos grandes atrativos no calendário é a chance de inserir a categoria no meio de grandes competições do automobilismo sul-americano

Postado em: 31-03-2023 às 18h54
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Turismo Nacional abre temporada 2023 cheia de novidades em Goiânia
Turismo Nacional abre temporada com seis corridas neste fim de semana no Autódromo de Goiânia (Foto: Cleocinei Zonta/Turismo Nacional)

A Turismo Nacional começa neste fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, a sétima temporada de sua história. Nascida em 2017, a categoria se notabilizou por reunir nos grids os modelos mais vendidos da indústria automotiva nacional e se popularizou pelas corridas sempre disputadas e repletas de ultrapassagens, sendo reconhecida pelo chamado “automobilismo raiz”.

A temporada 2023 representa uma pequena revolução na Turismo Nacional. Isso porque a Vicar, organizadora da Turismo Nacional e também da Stock Car, Stock Series, Fórmula 4 Brasil e do TCR Brasil, implementou mudanças importantes: pacote técnico mais robusto e acessível, aumentando a potência dos carros para 200cv, premiação para os vencedores de corridas e a definição de duas classes, nascidas para simplificar a competição e também para tornar os grids ainda mais competitivos.

Além disso, um dos grandes atrativos no calendário da Turismo Nacional é a chance de inserir a categoria no meio de grandes competições do automobilismo sul-americano como a Stock Car, o TCR South America e o TCR Brasil.

Continua após a publicidade

Regulamento desportivo

Para 2023, a Turismo Nacional adota as classes ‘A’ e ‘B’. Sendo que a classe ‘A’ reúne os pilotos mais experientes, enquanto a classe ‘B’ será destinada aos competidores novatos. Permanece, contudo, a subdivisão Sênior, que agrega pilotos com mais de 54 anos, e a Rookie, destinada aos estreantes na competição. Ao todo, cada categoria vai contar com um máximo de 42 inscritos. 

Em relação ao formato de disputa, a Turismo Nacional mantém para a nova temporada o calendário com seis etapas. Mas a mudança está no número de corridas em cada rodada. As categorias ‘A’ e ‘B’ vão correr em conjunto, mas vão somar pontos separadamente.

Modelos no grid

Os carros elegíveis para disputar a temporada 2023 da Turismo Nacional são: Chevrolet New Onix, Chevrolet Onix, Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Mobi, Fiat Uno, Ford New Ka, Nissan March, Hyundai HB20, Peugeot 208, Renault Sandero, Toyota Etios, Volkswagen Gol, Volkswagen UP!, Volkswagen New Polo e Toyota Yaris.

Veja Também