Beatriz Haddad Maia define calendário no saibro e mira Paris 2024

Antes de embarcar para a disputa da Billie Jean King Cup e para a longa temporada europeia, Beatriz Haddad Maia, a tenista

Postado em: 05-04-2023 às 13h47
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Beatriz Haddad Maia define calendário no saibro e mira Paris 2024
Beatriz Haddad Maia define calendário no saibro e mira Paris 2024

Antes de embarcar para a disputa da Billie Jean King Cup e para a longa temporada europeia, Beatriz Haddad Maia, a tenista número um do Brasil e 14ª do mundo, conversou com a imprensa e falou do ranking, do tênis feminino brasileiro e sobre os Jogos Olímpicos de Paris. 

Top-20 do Mundo

Bia Haddad é a atual número 14 do mundo no ranking da WTA. A tenista já chegou a figurar em 12º lugar e estabeleceu a melhor classificação de uma brasileira na história do tênis feminino do país na Era Aberta, iniciada em 1968.

Continua após a publicidade

“Eu tenho um pouco mais de responsabilidade e o dia acaba ficando um pouco mais cheio, mas sigo trabalhando igual. A minha motivação e vontade de melhorar é igual”, declarou.

Tênis feminino no Brasil

O dia 31 de julho de 2021 pode ter sido o divisor de águas da história do tênis feminino no Brasil na era pós-Maria Esther Bueno. Naquele dia, Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, a medalha mais improvável da história do país no tênis.

Desde então, as tenistas brasileiras têm superado recordes históricos, daqueles não vistos desde o fim da carreira de Maria Esther Bueno, uma das maiores tenistas da história, com 19 títulos de Grand Slam nos anos 1950/60.

“O momento do tênis feminino é especial. O meu contato com as meninas é mais na Billie Jean King Cup. Quando eu falo com elas, as juvenis e as outras brasileiras, elas acham que eu estou passando alguma coisa pra elas, mas eu aprendo também. É muito importante para o meu desenvolvimento. Se um puxar o outro para cima esse momento pode mudar”, afirmou.

“É muito difícil e a gente sabe que ainda tem que melhorar bastante coisa em algumas áreas que fazem parte, mas eu acredito que tudo nasce daquilo que a gente entrega todos os dias. Tudo é muito incerto na vida de um tenista, mas tudo o que estiver no meu controle e que eu puder retribuir e ajudar, eu gostaria de fazer parte e gostaria que fosse um momento de transformação do tênis feminino, o que seria um sonho pra mim”, concluiu.

Paris 2024

Bia Haddad já quebrou inúmeros recordes em sua carreira, porém ainda tem o desejo de disputar os jogos olímpicos, já que por conta de lesões e da suspensão por doping, a participação na Olimpíada de Tóquio-2020, no Japão, que aconteceu em 2021, não foi possível.

“Paris é um sonho. Qualquer atleta, de qualquer modalidade.. Fica como meta para o ano que vem. A minha meta agora é ser top 10 e estamos trabalhando para alcançá-la”, concluiu.

Agenda

Antes da temporada de saibro europeia, a tenista viajará neste final de semana para Stuttgart para representar a equipe brasileira no confronto contra a Alemanha. Logo após, Bia Haddad disputará o WTA 500 de Stuttgart, os WTA 1000 de Madri e Roma, e finalizará no saibro no Grand Slam de Roland Garros.

Veja Também